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Definição de persona: Como criar uma para a sua empresa?

26 de março de 2018

A definição de persona é um importante passo para que sua empresa possa elaborar uma estratégia de marketing que, de fato, possa gerar os resultados esperados.

O intuito é ter uma pessoa que possa representar a todos os seus clientes. Isso pode parecer confuso quando sua empresa vende para pessoas diferentes. Nestes casos, torna-se aconselhável criar uma para cada segmento atendido.

O ideal é que você não fuja do propósito do seu empreendimento, por isso é tão importante criar a sua buyer persona com dados reais. Isso só é possível se você promover uma ação efetiva para conhecer com quem você fala.

Com base nessas informações coletadas, você consegue gerir as campanhas de Links Patrocinados, atualizações de Redes sociais, Conteúdos com SEO, entre outras ações dentro de uma linguagem que atinja o seu cliente de forma natural.

Como coletar dados para sua persona?

Há muitos meios de obter dados reais sobre quem é o seu cliente. Um dos erros mais comuns de quem deseja traçar a persona ideal é o de avaliar apenas quem acessar o site da empresa por meio de ferramentas como Google Analytics, SemRush etc.

Lembre-se que muitas das pessoas são apenas visitantes/curiosos, e que não comprarão seus produtos/serviços.

Você precisa fazer perguntas diretas aos seus clientes e ter respostas verídicas sobre eles. Logo, seu questionário não pode ser baseado em achismos.

Entenda como sua empresa faz parte das soluções de problemas

Qual é o grande próposito da sua empresa? Por que ela existe? E como contribui para melhorar a vida das pessoas?

São alguns questionamentos importantes para que você possa ter uma definição de persona assertiva.

Quando queremos comprar um produto recorremos à rede mundial de computadores para checar se ele é bom, bem como analisamos a opinião de outras pessoas para tomar a decisão de comprar ou não.

Você precisa entender qual é o caminho que o seu cliente faz para chegar em você como solução.

Comportamento repetitivo

Os seres humanos tendem a repetir um padrão de comportamento. É assim que as inúmeras profissões são geradas.

Por exemplo: Pessoas com gosto pela dança viram balarinos. Estudiosos viram cientistas.

O queremos dizer com isso é que temos a tendência de agrupamento com outros que tenham características semelhantes a nossa. Seu cliente também tem um padrão repetitivo. Encontre-o para definir sua persona.

Perguntas práticas para a definição de persona

Perguntas práticas para a definição de persona

O modo como irá coletar essas informações vai depender do planejamento realizado e por qual meio seu cliente tem a melhor resposta: online ou offline.

Algumas perguntas são essenciais para encontrar o comportamento repetitivo de quem você pretende vender.

Qual será o nome dela?

Sim, precisará ter um nome fictício para realizar a definição de persona de sua empresa. Aqui, muitas pessoas são resistentes, pois argumentam que vendem tanto para homens quanto para mulheres. No entanto, precisa identificar a maioria.

Profissão?

Também pode parecer abrangente se sua empresa atende às pessoas com diferentes profissões. É por isso que estamos falando tanto sobre planejamento, pesquisa e estratégias de Marketing porque são elas que contribuem para encontrar qual profissão se repete entre seus clientes.

Qual é a escolaridade?

Essa pergunta contribui para que você defina a linguagem mais apropriada para o seu conteúdo e ações pontuais de Marketing.

Se seu cliente é mais formal, use a linguagem mais culta. Se for mais despojado, use a linguagem mais cotidiana.

Meios de comunicação que a sua persona usa para se informar?

Ao saber se seu cliente se atualiza pela internet, TV, revista, jornal ou rádio, você sabe qual merece mais o seu investimento. Embora todos os meios sejam importantes, a internet merece um pouco mais de sua atenção porque se tornou popular em nosso país e a maioria dos seus clientes têm acesso.

Quais são seus problemas?

O que sua persona almeja para ter a necessidade em contar com sua empresa? Aqui pode ser listada as necessidades dela.

Como sua empresa torna-se parte da solução?

Este é o ponto crucial para definir sua persona, pois é aqui que torna-se possível vincular sua empresa com ela. Se você produz algo, ele tem algum benefício importante, logo contribui para sanar os problemas listados na pergunta anterior.

Estas são as principais perguntas para encontrar quem é a sua persona.

Agora que entendeu melhor a importância da criação de uma persona, aproveite para criar já a sua!

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