Funil no Marketing Digital – O segredo para aumentar as conversões

Funil no Marketing Digital

Não é novidade para ninguém que o mercado está extremamente competitivo. Mas qual é o segredo para sobreviver nessa ávida competição? Estratégias de Marketing Digital! Aqui no nosso blog, já escrevemos muitas coisas sobre esse assunto, então, não deixe de conferir nossas outras publicações. Mas hoje, o foco é um tema mais específico: o funil no Marketing Digital.

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Agora que checou esses conteúdos, vamos seguir a pauta deste novo artigo: o funil de vendas!

O que é Funil no Marketing Digital

Para explicar o funil em marketing, precisamos lembrar como as coisas eram antigamente. Era muito comum as empresas investirem em técnicas mais invasivas, nas quais o consumidor recebia uma propaganda que interrompia alguma atividade que ele estava realizando.

Um exemplo clássico? Os anúncios nos intervalos comerciais de programas de TV. Ou seja, a empresa obrigava o telespectador a conhecer o seu produto e serviço.

Obviamente, esse tipo de estratégia ainda é muito presente em nossa cultura. Porém, com a internet, surgiram novas formas de captar um cliente.

Uma das principais é o Inbound Marketing.

Mas o que é isso e qual a sua relação com funil de vendas?

Essa abordagem subverte o exemplo que demos anteriormente. Aqui o foco não é o produto ou serviço, mas sim a real necessidade do cliente.

Portanto, as empresas começaram a se perguntar: qual é a dor do meu cliente e o que posso oferecer para ajudá-lo? A partir desta pergunta, cabe aos profissionais de marketing digital criar informações que mostrem aos consumidores como o seu negócio é exatamente o que ele procura.

Entretanto, isso não se trata de um caminho simples. Muito pelo contrário! Existe uma série de etapas até o cliente comprar o seu produto.

Isso é o funil no Marketing Digital.

No Marketing, dividimos o funil em três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma delas representa a jornada de compra de um usuário. Vamos conhecê-las melhor?

Funil de Vendas no Marketing Digital

Topo do funil

Na primeira fase do funil, os potenciais clientes ainda não querem comprar um produto ou contratar um serviço. Na realidade, boa parte deles ainda não percebeu que tem um problema. Sendo assim, a missão do topo do funil é mostrar que há uma complicação e incentivar a pessoa a buscar uma solução.

O que pode ser feito no topo do funil?

Lembre-se: esses possíveis clientes ainda não conhecem a sua marca, os seus serviços e produtos. Por isso, opte por uma linguagem mais acessível para conquistar a sua atenção.

Para não errar, saiba que qualquer material para topo de funil precisa ser mais geral e que ajude o consumidor a detectar um problema + possíveis soluções.

*Um ponto importante para a eficiência do funil de marketing é coletar dados dos consumidores de forma a conseguir entrar em contato e enviar materiais relevantes.

Meio do funil

Bom, temos que ser honestos: na primeira fase, mesmo que você conquiste muita visibilidade, isso não indica que venderá mais. Afinal, muitas pessoas, na realidade, ainda estão estudando como resolver o problema.

Todavia, não podemos negar que se o seu conteúdo for de valor, aquele público que realmente foi atraído passa a procurar mais informações sobre os assuntos relacionados a sua marca e, consequentemente, soluções para a complicação apresentada.

Pensando nisso, o meio do funil não tem mistério: a intenção é qualificar os possíveis consumidores da sua marca, tornando-os potenciais clientes.

Então, os conteúdos produzidos nessa etapa podem ser mais técnicos e específicos, pois a ideia é sanar diferentes dúvidas que podem surgir.

Se você coletou os dados na primeira etapa do funil, agora é hora de usá-los para mandar um material mais completo para o público-alvo correto.

Fundo do funil

E no fundo do funil, o que sobra para falar? Aqui, você deve mostrar o que a sua empresa oferece.

Os leads já estão qualificados, ou seja, eles já sabem os problemas que enfrentam, buscaram e escolheram a solução que investirão. O que eles precisam? Encontrar a melhor oferta.

Logo, o trabalho de marketing aqui é mostrar que a sua marca é a melhor opção.

Uma boa estratégia é apresentar cases de sucesso, por exemplo. Afinal, isso mostra as suas soluções sendo aplicadas e dando resultado.

Divulgue os resultados obtidos e, se possível, peça aos seus clientes para mostrar, de forma natural e sincera, como foi a experiência com as soluções.

Marketing Digital é a especialidade da Multlinks!

Agora que você sabe o que é o funil no Marketing Digital, o que acha de potencializar a sua marca para bombar o seu negócio no meio digital?

Não tem tempo ou paciência para desenvolver isso? Então, por que não contar com uma mãozinha?

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Nos vemos no próximo artigo.

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