Geração de tráfego para site: Conheça as principais ferramentas
A geração de tráfego para site está diretamente relacionada à relevância do conteúdo produzido e quantas pessoas estão engajadas em compartilhá-lo voluntariamente.
Conhecer as principais ferramentas possibilita criar estratégias específicas para localizar a sua audiência e produzir assuntos que sejam interessantes a ela.
Neste artigo, vamos entender melhor o poder de utilizar:
- Links patrocinados;
- Criação de um blog;
- Técnicas de SEO;
- E-mail Marketing;
- Redes sociais;
- Alcance orgânico.
Links Patrocinados
A internet alterou o jeito de se fazer publicidade e propaganda. Um exemplo claro desse comportamento é quando um anúncio surge antes de um vídeo no YouTube, a maioria das pessoas clica em “ignorar anúncio”.
Ao perceber esse tipo de ação, o uso de Links Patrocinados tornou-se uma excelente solução para as marcas que desejam a geração de tráfego para site, pois permite que haja um investimento determinado pela própria empresa a ser pago apenas quando um usuário clicar no anúncio.
A vantagem é que os Links Patrocinados são gerados com base em palavras-chaves digitadas por usuários que já têm interesse em seu assunto, além de aumentar as suas chances de aparecer na primeira página dos buscadores.
Atualmente, a gigante Google domina o cenário e investe pesado em anúncios através do Google Adwords. Com ele é possível criar anúncios em diferentes formatos como:
- Textos;
- Gráficos;
- Vídeos.
É possível definir a localização em que se deseja atingir com base no tipo de produto/serviço oferecido, acompanhar o desempenho em cliques e conversões, controlar o orçamento etc.
No entanto, os bons resultados são alcançados quando há um ótimo gerenciamento. É nesse ponto que muitos empreendedores acabam gastando muito e tendo poucos resultados. Isso acontece porque há estratégias que devem ser adotadas para que o investimento tenha bons retornos.
Quando a empresa não tem a habilidade em traçar todas as estratégias, deve-se repassar a responsabilidade para uma agência especializada em Links patrocinados, por já ser capaz de trabalhar com as variações e identificar as melhores ações em cada caso.
Saiba mais sobre gerenciamento de Links patrocinados clicando aqui.
Anúncios no Facebook
Outra estratégia muito bem investida é o uso de anúncios no Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo com grande aceitação no Brasil.
O Facebook ADS permite a criação de anúncios com diferentes finalidades, tais como:
- Promover a própria página.
- Impulsionar uma publicação.
- Atrair mais visitantes ao seu site.
- Receber mais mensagens.
Cada tipo de promoção tem um valor pré-definido pela própria rede social, que pode ser personalizado de acordo com as estratégias elaboradas para a geração de tráfego para site.
É possível definir o público-alvo, região ou endereço, interesses, idade mínima e máxima, gênero, o orçamento diário e o período de veiculação.
Novamente, é necessário entender as melhores estratégias, pois as redes sociais são locais em que se devem publicar assuntos relevantes a fim de criar engajamento e empatia.
Leia sobre Facebook ADS em “Redes sociais” do nosso site.
Blog e conteúdo
O blog é criado para reforçar a geração de tráfego para site. É através dele que é possível desenvolver a produção de conteúdos mais profundos sobre a área que você domina.
O intuito é trabalhar muito bem todas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que seja possível trabalhar uma das partes mais importantes do funil de vendas: o engajamento espontâneo das pessoas, pois é o canal de nutrição dos seus leads (leitores frequentes).
Torna-se possível humanizar a sua empresa através de um blog que entende muito bem o perfil de quem o acessa.
No tópico abaixo, vejamos como o SEO tem um papel fundamental nesse processo.
Geração de tráfego para site com técnicas de SEO
SEO, em português traduzido para Otimização de páginas, nada mais é que a criação planejada de conteúdos relevantes com as técnicas que essa ferramenta permite.
A primeira delas é o uso de palavras-chaves. Elas são responsáveis pelo posicionamento adequado do site junto aos buscadores como o Google, Yahoo!, Bing, entre outros.
Só é possível obter relevância para os buscadores com a constante produção de conteúdo de qualidade, pois os resultados esperados são alcançados em médio e longo prazo.
O uso de links internos e externos também é recomendado para que seja possível aumentar a geração de tráfego para site.
Os internos permitem o aumento de visualização de um determinado conteúdo e o externo agrega informações relevantes de sites de não concorrentes e facilitam a busca por informação do usuário.
Leia mais sobre SEO em: Consultoria SEO
É possível monitorar a qualidade do conteúdo produzido através de sites especializados, como é o caso do SEO Web Page Analyzer em que uma nota é atribuída ao texto publicado. O ideal é que o conteúdo obtenha uma pontuação acima de 50.
Outra ferramenta muito útil para verificar a qualidade do SEO é o Yoast: SEO for everyone, disponível aos usuários do WordPress. Ela aponta, em tempo real, quais ajustes devem ser realizados para ter mais relevância aos buscadores.
E-mail Marketing
Conquistar o E-mail de um potencial cliente deve ser feito dentro de um planejamento eficiente, pois não há nada mais invasivo que ter uma caixa de correio eletrônico cheio de ofertas e propagandas que não foram solicitadas.
Para que seja possível ter uma lista de e-mails qualificados (em que o receptor tem interesse sobre o assunto abordado) é necessário pensar em como chegar até ele.
É por esse motivo que ter uma persona bem definida facilita todo o processo, pois é possível reconhecer seus interesses, necessidades e, principalmente, identificar seus problemas e as possíveis soluções.
Lembre-se que, com o uso mais acessível da internet, não é mais possível pensar apenas como empresa, e sim criar todas as formas de aproximações que sejam verdadeiras e elaboradas com o intuito de agregar valor às pessoas.
Uma das formas mais eficientes em se obter os dados para envio de E-mail Marketing é o uso de Landing Pages que tenham a finalidade de oferecer algum benefício, por exemplo:
- E-books;
- Vídeos exclusivos;
- Cursos;
- Manuais.
Nesse momento, a ideia é que o conteúdo seja disponibilizado gratuitamente, pois o principal objetivo é obter o e-mail dos clientes e, desse modo, enviar um E-mail Marketing atrativo, e que reforce o relacionamento com eles.
A linguagem do E-mail Marketing também é importante. Escreva como a sua persona fala. Verifique se é possível usar de bom humor ou se deve ser mais sucinto. Deixe sempre claro o motivo do contato e a finalidade.
Inclua links que direcionem para o conteúdo relacionado ao E-mail, assim é possível obter mais geração de tráfego para site também.
Canal no Youtube
Criar um Canal no Youtube vai muito além de postar um vídeo novo periodicamente. É necessário compreender a força que o áudio visual tem em influenciar nas decisões das pessoas.
Para que essa ferramenta seja muito bem aproveitada, alguns fatores devem ser levados em consideração.
Quem será o rosto do canal? Essa pessoa deve ser capaz de gerar empatia e tratar de assuntos relevantes.
Atente-se ao som. As pessoas tendem a preferir uma imagem ruim a um áudio sem qualidade. Isso não significa que deva gravar de qualquer jeito. Use uma boa câmera em conjunto com um microfone de qualidade (lapelas são os mais recomendados ou um boom).
Se o único instrumento para gravar for o celular, lembre-se de usá-lo na horizontal para que possa preencher a tela por completo.
Um jeito de atrair pessoas para conhecer a sua marca é trabalhar com os influenciadores, pessoas que já têm um público fiel que aceita as dicas e sugestões que eles transmitem.
O número de inscritos e visualizações é importante para demonstrar a força que o canal tem e aparecer na primeira página do próprio Youtube (onde ele sugere vídeos a serem vistos com base no histórico de busca).
Alcance orgânico de postagens em redes sociais
É possível ter alcance orgânico de postagens em redes sociais? Sim, mas com a consciência de que se leva tempo para gerar autoridade num determinado assunto e engajamento espontâneo das pessoas.
O melhor caminho é compreender como cada rede social funciona, as ferramentas que disponibiliza e quais os melhores jeitos de chegar até o seu público-alvo.
Vamos entender melhor o alcance orgânico de três redes sociais populares em nosso país e a relação para a geração de tráfego para site.
O Facebook oferece a possibilidade do alcance orgânico através das publicações geradas. No entanto, seus algoritmos levam em consideração o comportamento do seu público-alvo, o que inclui o horário da publicação.
Já há estudos que identificam os melhores dias e horários para que a publicação seja vista por mais pessoas. Essas informações mudam quando há alterações nos algoritmos.
As hashtags foram inseridas à rede social e funcionam exatamente como nas outras: agrupam publicações com os mesmos termos e contribuem para aumentar o alcance da sua marca.
Compartilhamentos e curtidas em publicações são outros meios de alcançar resultados de modo orgânico. Eles devem ser levados em consideração muito mais que as curtidas da página, pois representam o tão sonhado engajamento das pessoas.
Outros meios de para alcançar bons resultados é criar conteúdos diferentes que incluam:
- Textos;
- Fotos;
- Vídeos diretos (sem ter link para outro site);
- Live (vídeos ao vivo);
- Banners comemorativos;
- Motivacionais.
Além disso, para que efetivamente haja mais geração de tráfego para site, deve-se incluir links relevantes nas postagens.
O Instagram sempre investiu pesado em hashtags, e elas são responsáveis por atrair mais seguidores e curtidas às postagens. Além disso, permite que haja também os vídeos ao vivo e postagens que ficam disponíveis por 24 h através do Story.
A rede social oferece a criação de perfis comerciais integrados com o Facebook e que possibilitam aplicar várias estratégias de alcance orgânico.
Usar a criatividade é um dos melhores meios para alcançar o seu público. Sorteios, promoções, postagens interativas (como pedir a opinião das pessoas), responder aos comentários, incentivo a promover uma hashtag, entre outras estratégias são sempre bem-vindas.
Muitas pessoas esquecem-se de utilizar o LinkedIn como parte da estratégia de gerar tráfego para o site. No entanto, a rede social, que até então era vista como um meio de divulgar o currículo online, se modernizou e consegue bons resultados, principalmente de networking e engajamento.
A primeira dica é ter presença ativa na rede, isso significa ter postagens relevantes e exclusivas, criar e participar de grupos de discussões, curtir e comentar em outras publicações etc.
Em seu perfil corporativo deve aparecer o segmento que atua, um resumo sobre a empresa, vagas disponíveis, quem faz parte da sua equipe e atualizações recentes com links para o seu site.
Além disso, o LinkedIn permite utilizar as seguintes ferramentas:
- Learning: Oferecimento de cursos em diversas áreas.
- Anunciar vagas: Veicular as vagas disponíveis em sua empresa.
- Veicular anúncio: Anúncios pagos.
- Grupos: Reunir pessoas com interesses em comum.
- ProFinder: Vagas para freelancers.
- Lookup: Localiza colegas de trabalho.
- SlideShare: Compartilhamento de conteúdo por slides.
- LinkedIn Pulse: Criação de artigos.
Alcançar audiência e engajamento torna-se possível quando há um trabalho feito com profissionalismo, uso correto das melhores técnicas e o investimento constante em alternar entre publicações pagas e orgânicas para construir autoridade sobre o assunto de domínio, torna-se útil às pessoas.
A Multlinks é uma agência de mídia digital com 10 anos de experiência, associada à ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e certificada com o selo Google Partner Premiere.
Para contratar nossos serviços para geração de tráfego para site, entre em contato conosco.
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