Blog

Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais

Glossário | Links Patrocinados – Criação de Sites – Otimização de Sites

24 de abril de 2013

Confira abaixo o significado de diversos termos que são normalmente utilizados. Podemos dizer que é um pequeno dicionário web para Links Patrocinados, Criação de sites e Otimização de Sites. Muito útil para você que está iniciando na área de tecnologia, webdesign, mídias digitais ou mesmo você que quer ficar por dentro das linguagens web.

PPC: Sistema de cobrança utilizado pelo Google para cobrar um determinado usuário se baseando na quantidade de vezes que o seu anúncio foi clicado.

Adwords: È o sistema desenvolvido para o Google onde é possível a inserção de campanhas nos links patrocinados, redes de pesquisa etc.

CPM: Forma de cobrança que é utilizada a cada mil impressões (visualizações)

FTP: Protocolo e dados para envio de arquivos para a internet

CTR: Número de cliques que um determinado anúncio nos links patrocinados obteve

URL: Endereço do site ou de uma determinada página

Índice de qualidade: Classificação ou nota determinada pelo Google para informar a qualidade da página de destino de um anúncio relacionada a palavra chave anunciada nos Links Patrocinados, um dos principais fatores para determinar o posicionamento médio de um anúncio

Grupo de anúncio: Tópico para relacionar e dividir a campanha por palavras chave e textos únicos para cada uma.

ID: Numeração de cada conta no Google Adwords, posicionada no lado superior direito da página

MCC: Conta para gerente de contas, onde é possível administrar dezenas de campanhas ao mesmo tempo sem realizar login em cada uma individualmente

Estimador de tráfego: Ferramenta de análise do Google onde é possível verificar a quantidade de cliques, visualizações e custo diário de palavras chave dentro dos Links Patrocinados

www: Rede onde os sites estão configurados

Hospedagem: Intermédio locador ou local onde os arquivos de um site ficam on-line para ser acessado

Site Responsivo: Site cujo conteúdo se adéqua a qualquer resolução de tela, sendo ela de monitores ou aparelhos móveis

Atendimento on-line: Sistema vinculado ao site que possibilita ao administrador se comunicar com o usuário on-line no seu site

PHP: Linguagem utilizada para desenvolvimento de aplicações via banco de dados. Linguagem muito utilizada para desenvolvimento de sistemas de gestão de websites

Flash: Programa utilizado principalmente para desenvolvimento de animações

Css: Folha de estilos e definições de páginas ao se criar um site.O CSS define estilos, textos, cores, fontes etc.

HTML: Linguagem utilizada para construir elementos da Web (Páginas de um site)

MySql: È um sistema que gerencia Banco de dados que possuem a linguagem SQL

News Letter: item onde o usuário que se registrar poderá receber do administrador do site noticias e novidades relacionados ao tema proposto.

Banco de Dados: È um conjunto de informações com o objetivo de organizar dados, registros, com o propósito de recuperar ou editar informações futuramente.

RSS: Tecnologia que permite aos usuários de sites e portais receber feeds periódicos

Domínio: Endereço do site registrado por um proprietário podendo ser pessoa física ou jurídica.

W3C: È um órgão que regulamenta padrões para páginas na Web

Landing Page: È a página de destino de um usuário no site, a primeira página a ser acessada

Robots: È um arquivo inserido dentro do FTP que informa aos robôs do Google o conteúdo que deve ou não ser indexado em suas pesquisas

Webmaster Tools: È uma ferramenta gratuita do Google que permite ao usuário indexar conteúdos, visualizar erros de indexação, punições, notificar o Google sobre mudanças etc.

Black Hat: È uma punição para sites que não cumprem com as diretrizes do Google ou tentam burlar de alguma forma para tirar vantagem em posicionamento em seus resultados, ao garantir o Black Hat o site é bloqueado do Google e assim sendo todos os seus resultados

SEO : Search Engine Optimization, conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nas buscas orgânicas, conhecido também como otimização de sites.

Meta Tags: São marcações no HTML das páginas que informam a navegadores e motores de busca diversas informações como a descrição da página, títulos, autor de um artigo etc.

Keywords: São palavras relacionadas ao conteúdo do site que venham a ser um objetivo de indexação ou de conversões.

Resultado Orgânico: São as famosas buscas naturais, são os resultados obtidos em uma pesquisa sem ser com os Links Patrocinados

Compartilhe