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Hreflang – A Tag para quem quer expandir os idiomas de seu conteúdo

18 de junho de 2020

O Marketing Digital é um universo muito vasto e, infelizmente, algumas vezes pouco explorado por falta de informação. Existem inúmeras funções que são pouco utilizadas e que podem fazer diferença no sucesso do seu negócio. No artigo de hoje, vamos falar de um tópico interessante para empresas que desejam expandir o seu conteúdo para outros idiomas e países. Saiba tudo sobre a Tag Hreflang!

O que é Tag Hreflang?

Lançado pelo Google em 2011, o atributo hreflang possibilita que você mostre aos mecanismos de pesquisa qual é a relação entre páginas da Internet em idiomas alternativos. Em outras palavras, ele é excelente quando você desenvolve um conteúdo específico para um público local.

Basicamente, a Tag acrescenta um sinal aos buscadores no momento em que um usuário está realizando uma consulta em determinado idioma e espera achar um resultado nessa língua, em vez de uma página com conteúdo parecido em outra.

Está confuso? Calma, a gente explica: se você desenvolver uma versão em inglês da home de seu site em português, é preciso marcá-la como “inglês” utilizando hreflang = “en” para que as pessoas que tenham um endereço IP que o buscador acredita ser de um país da língua inglesa vejam a página em inglês, em vez de português.

Uma medida simples como essa pode diminuir a sua taxa de rejeição e aumentar as suas conversões, garantindo que seu público-alvo encontre a versão da sua página mais apropriada.

Além disso, o Hreflang também é usado para mostrar que você tem conteúdo para variantes de um único idioma. Assim, é possível segmentar melhor as suas páginas.

Exemplo: para a Espanha, a hreflang é “es-es”, enquanto no México, seria “es-mx”. Essa é uma alternativa bem útil para filtrar geograficamente os usuários.

A Hreflang impacta no rankeamento?

Não. Diretamente falando, a Hreflang não influencia no aumento de tráfego no seu site. Entretanto, ela ajuda a entregar o conteúdo certo para os usuários certos. Ou seja, impulsiona a assertividade do seu trabalho.

Onde o SEO Internacional entra nisso?

O assunto deste artigo traz uma outra importante pauta: como funciona o SEO Internacional? Quando falamos nisso, o primeiro pensamento de qualquer pessoa é como atingir pessoas de outros países com o seu site, certo? Contudo, saiba: a internacionalização de um website não gira em torno somente de sua tradução para uma outra língua. Para conquistar bons resultados com SEO mundialmente, é preciso seguir algumas exigências:

1. Hreflang Tag (como você pode ver a partir deste post);

2. o endereço da URL usado no seu domínio;

3. o conteúdo feito para o público-alvo de acordo com a sua localização e idioma.

É importante reforçar que caso os conteúdos dos sites sejam apenas traduções, eles serão considerados irrelevantes para o público-alvo de outro país. Isso porque eles devem levar em consideração outros aspectos além da língua, como a cultura, economia e comportamentos. Por essa razão, devemos compor outra estratégia quando o objetivo é o alcance mundial.

Nesse caso, a URL é o item mais essencial para adaptação, já que fará o Google entender o país e o idioma de um site. Portanto, uma URL pode ter um country code top-level domain, subdomínio ou subdiretório.

O que achou do nosso artigo sobre a Tag Hreflang? Entendeu melhor o assunto? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

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