Marketing Digital: gestão e estratégia para o seu negócio

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Um plano de negócios ajuda a mapear a direção para sua empresa, um plano de marketing ajuda a sua empresa a entender como chegar onde se almeja, detalhando passos importantes no caminho para a criação de relacionamentos com os clientes. O plano de marketing pode ser formal ou informal, no mínimo ele descreve quem são seus clientes, onde obter informações, e quais os processos necessários para alcançá-los.

O desenvolvimento de um plano de marketing requer quatro tarefas específicas:

  1. Desenvolver uma visão muito clara e focada em motivos pelos quais os clientes usariam o seu negócio. Mais especificamente, qual é a funcionalidade? Será que é para ajudar os seus clientes a passar o dia com mais facilidade? Fazer o seu trabalho de forma mais eficiente? Ser respeitado e admirado pelos amigos? Sua oferta deve ser projetada para atender as necessidades dos clientes, superando a concorrência.
  2. Identificar o público alvo. Existem inúmeros clientes para todos os segmentos, mas para ter sucesso mais rápido, uma pequena empresa deve estudar o mercado para determinar as características de seus consumidores. O público alvo deve ser descrito em detalhe. Ao fazer isso, a empresa também desenvolve um quadro mais claro das receitas e das finanças de vendas.
  3. Conhecer os concorrentes. Nunca cometa o erro de assumir que não há. Pequenas empresas raramente tomam o tempo para estudar seus concorrentes em profundidade. Mas você deve entender quem são seus concorrentes, qual a sua principal vantagem competitiva e como eles vão responder à sua oferta, como por exemplo: redução dos preços ou maior divulgação da marca.
  4. Gerenciar e acompanhar de perto o posicionamento da marca com o segmento abordado. Em última análise, a sua marca e o que ela simboliza para os clientes será a sua maior vantagem competitiva.

Enquanto esses passos são definidos como ponto de partida, as empresas também precisam incorporar múltiplos canais em seus planos de marketing. Alguns dos canais mais populares para as empresas de hoje incluem:

– Social Media Marketing: fator essencial de planos de marketing das empresas. As empresas que ainda não perceberam as oportunidades que o Facebook, Twitter, Instagram, Google+, LinkedIn e outras redes podem proporcionar, estão perdendo tempo. É necessário desenvolver uma estratégia interna e executar sua estratégia em publicar conteúdo de marca em suas plataformas selecionadas. Mesmo que o conceito de marketing digital possa sobrecarregar certos proprietários de pequenas empresas, o processo não precisa ser um desafio, à medida que mais serviços e empresas estão utilizando desses meios de comunicação.

– E-mail marketing: apesar do e-mail marketing não ser uma ferramenta nova, é uma escolha eficaz e popular para muitos proprietários de pequenas empresas. As empresas podem implementar técnicas de e-mail marketing em uma série de maneiras, incluindo boletins informativos, campanhas promocionais e e-mails transacionais.

– Mobile marketing: a popularidade dos smartphones e tablets tem ajudado a mudar a visão do segmento em relação aos clientes. Como resultado, as empresas estão elaborando estratégias que atingem os clientes em seus dispositivos. Mobile marketing não deve ser considerada uma mera extensão de e-mail ou marketing on-line, no entanto, uma vez que muitos consumidores possuem um dispositivo móvel com eles em todos os momentos, textos e notificações instantâneas certamente serão vistos pelo destinatário.

Virtualmente, cada plano de marketing tem diferentes chaves para o sucesso. Estes são alguns fatores importantes que fazem a diferença entre sucesso e o fracasso. Isso depende de quem você é e quais os serviços que você oferece.

Também é importante decidir com antecedência como você vai medir o sucesso. Você está esperando para ver o aumento das vendas ou tráfego, ou novos contatos de clientes? Definir metas de três meses para cada canal, e comparar os resultados contra os esforços anteriores e suas expectativas. Se um canal é de baixo desempenho, analisar as consequências, tanto para abandoná-la ou para a inclusão de mais recursos.

Uma vez que as estratégias foram identificadas para cada canal, é preciso descobrir a melhor estratégia. Quanto você está disposto a gastar em cada canal? Quais os resultados que você espera ver? Quais são as tarefas que você precisa realizar para cada passo no seu processo? Criando uma lista bem definida de orçamentos, metas e itens de ação, com a orientação de um profissional qualificado, é possível tornar o seu plano de marketing um sucesso comprovado.

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