Marketing digital no Instagram – como alavancar seu negócio!

Marketing digital no Instagram

Se você é dono de um negócio e quer que ele prospere, tenho certeza que já pensou em diversas formas de garantir isso, não é mesmo ? Mas hoje vamos te apresentar uma das formas mais modernas de chegar a bons resultados, o marketing digital no Instagram. 

Como a rede social mais quente do momento, talvez ficando atrás somente dos aplicativos que são febres de verão. O instagram tem as portas abertas para uma variedade de conteúdos mais espontâneos e criativos gerando maior aproximação com o cliente. 

Mas da mesma forma que o instagram pode ser um grande aliado do seu negócio, um mal planejamento da rede social pode acabar prejudicando.  Vamos conhecer mais sobre o marketing digital no instagram!

O primeiro passo ao planejar o marketing digital no Instagram 

O primeiro passo é ter um objetivo definido com essa aposta de marketing. Seu tipo de negócio tem uma brecha criativa para investir em conteúdo visual ? Se a resposta for sim, já estamos no caminho certo.  

Com isso em mente é preciso traçar uma estrutura de publicações. Com que frequência você pretende publicar algo no Instagram ? Que tipo de conteúdo irá ser publicado ? Você pretende vincular uma loja no seu perfil ? Quais outros recursos disponíveis você gostaria de ver no perfil da sua empresa ? 

Se você ainda não tem certeza de alguns desses aspectos, vamos explorar mais ainda as funcionalidades do Instagram e como cada uma pode afetar seu plano de negócio. 

O que fazer para atrair o público com Marketing digital no Instagram 

Uma forma de trazer novos clientes e manter os mais antigos engajados no seu perfil é sempre investir em um conteúdo que seja de qualidade e relevante para seu tema de negócio. Lembrando sempre que o instagram é uma rede social de muito apelo visual.

Cuidado para não confundir excesso de publicações com informações genéricas, com conteúdo realmente relevante e interessante para seu público. Quem estiver seguindo seu perfil não quer ter o feed lotado de coisas que não representam nada importante, ok?! 

Excesso de conteúdo pode mais atrapalhar do que beneficiar sua empresa, saiba selecionar o que fará diferença. Também não se esqueça de utilizar todas as ferramentas que o Instagram te proporciona, saiba variar e usar toda a criatividade. 

Instagram for Business

Toda empresa precisa de algumas funções que podem não existir nos perfis comuns, e pensando nisso o Instagram criou uma nova forma de conta comercial. Além de exibir seu endereço, telefone para contato, no Instagram para Negócios é possível também ter acesso aos dados da sua conta. 

Qual alcance das publicações, qual engajamento, qual horário em que os seguidores mais entram no aplicativo, a idade, o gênero, localização, quantas vezes a publicação foi salva, entre outras métricas disponíveis. 

Todas essas informações vão facilitar muito ao estabelecer o planejamento do conteúdo do seu perfil. Vale ressaltar que a conta do Instagram for Business precisa ser criada associando ela à página de Facebook da sua empresa. 

Se você já criou um perfil comum para seu negócio existe a possibilidade de migrar para  o perfil comercial.  Basta acessar as configurações e “Alterar para perfil comercial”, o perfil antes só pode ser alterado se ele for público.

Ao solicitar a troca será pedido à associação a página de Facebook que você deseja. 

Não deixe de investir na conta de negócios, pois essa função será uma grande aliada no marketing digital no Instagram.

As outras ferramentas de uso no marketing digital no Instagram 

marketing digital no instagram (2)

Não é só planejar o conteúdo que pode ou não ser relevante para seu perfil, também é preciso saber o que são as outras funções disponíveis no Instagram.  Assim, todo o conteúdo que você quer transmitir pode ser feito em formas variadas. 

O que chama mais atenção do público e pode abrir as portas para mais interações entre você e o consumidor final. 

Vamos conhecer as ferramentas que podem trazer um diferencial para seu perfil comercial. 

Reels

Seguindo a onda do aplicativo do momento, TikTok, o Instagram investiu na possibilidade de criar mini vídeos de até 60 segundos, onde você pode editar áudio, incluir efeitos e filtros. Também é uma forma de criar conteúdos mais divertidos e mais voltados ao uso de memes. 

 

Se para seu ramo de negócio, o conteúdo pode ter essa abordagem mais leve e popular, o Reels é uma boa forma de publicação. Outra característica é que os vídeos não somem da sua conta. 

IGTV

Assim como os Reels, os vídeos do IGTV não somem do seu perfil depois de um tempo. Entretanto, a diferença entre ambas as formas de publicação é que os vídeos do Reels são curtos, já os do IGTV podem ter até 15 minutos de duração, para perfis não verificados. 

Sendo assim, é possível investir em um conteúdo mais longo, com um teor até mais educativo e formal que os curtinhos Reels. 

Stories 

Mais curtos e somem depois de algumas horas, os Stories surgiram da necessidade do Instagram de mais uma vez competir com um aplicativo que bombou por um bom tempo. Mas perdeu toda força quando o Instagram não só disponibilizou sua versão própria como foi aprimorando a técnica. 

Uma boa forma de criar uma relação mais próxima com seu público, através das caixas de perguntas e enquetes, pois seu seguidor tem a oportunidade de interagir ainda mais com suas publicações. 

Também é possível colocar os Stories em destaque no seu perfil, o que significa que quem acessar ainda pode visualizar aquele conteúdo. 

Lives

Se teve uma função do Instagram que subiu de popularidade nos últimos meses foram as Lives.  É toda essa popularidade que pode favorecer bastante a interação entre empresa e seguidor. 

As Lives permitem que você faça o vídeo sozinho ou chame convidados, podendo até permitir a participação de seguidores nas conversas ao vivo. 

Uma boa forma de conversar sobre o ramo do negócio, investir em entrevistas com especialistas ou até mesmo apresentar novidades da empresa em primeira mão. 

Hashtags

Hashtags são um ponto que muitos pecam pelo excesso ou até mesmo pela desorganização. Um perfil pessoal tem a liberdade de usar e abusar das hashtags como bem entender, já um perfil comercial não se pode dar ao mesmo luxo. 

Todo mundo já se deparou com aquela enxurrada de hashtags que parecem estar lá por propósito nenhum certo? Uma conta para negócios não pode criar esse tipo de poluição visual, dessa forma o seguidor terá a sensação de desorganização e descuido, o que não cria uma boa imagem para seu negócio. 

As hashtags devem ser aliadas, não inimigas, sendo assim é importante tê-las mas de forma contida, direta, até crie uma que seja personalizada para seu negócio. Mas não perca a mão e saia colocando hashtag ao bel prazer. 

Linktree

É uma forma de juntar todos os links úteis da sua empresa num só lugar e colocá-lo no seu perfil, já que o Instagram não permite que se coloque mais de um link no perfil. A Linktree resolve todo esse problema para você. 

Crie um calendário de postagem 

Não basta utilizar as ferramentas, criar um conteúdo interessante e relevante se você não tem uma frequência de postagem. O mundo da internet anda cada vez mais veloz e para seu perfil cair no esquecimento dos seguidores é tão rápido quanto. 

Por isso é imprescindível que se estabeleça um cronograma de publicações. Considere o horário que mais faça sentido com os costumes do seu público alvo, não adianta você postar de manhã se eu público entra no aplicativo a noite. 

Estabeleça os dias, o horário, invista nos conteúdos das datas comemorativas, assim seu perfil irá estar sempre no feed do seu público alvo.  

Os anúncios são um bom investimento

O  Instagram Ads é um ótimo aliado para seu perfil comercial, pois é a ferramenta para criação de anúncios pagos onde as campanhas podem aparecer no feed de não seguidores, aumentando o alcance do seu perfil. 

O Instagram Ads também permite que você direcione esses anúncios com base na localização, idade, gênero entre outras para que as campanhas somente apareçam no feed de potenciais seguidores. Dessa forma fica tudo direcionado ao seu público alvo. 

Seguindo esses passos sua aposta no marketing digital no Instagram tem tudo para ser uma boa aposta.

A Multlinks é especialista em mídias sociais!

São tantas funções e detalhes ao investir no marketing digital no Instagram que pode até parecer tudo muito confuso, complicado e difícil para se fazer sozinho. Mas você não precisa pensar nisso tudo sozinho! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada de sucesso!


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Nos vemos no próximo artigo.

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