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Mobile commerce: a evolução do e-commerce

17 de setembro de 2014

De acordo com a Forrester Research Inc, compras feitas por celulares e tablets deverão duplicar até 2018 à medida em que mais pessoas se sintam confortáveis e seguras em comprar on-line.

O e-commerce de smartphones deverá chegar a 293.000 milhões dólares americanos em 2018, acima dos 114.000 milhões dólares de 2014. Esse volume será impulsionado por tablets, diz Forrester. A empresa aguarda transações de 76.000 milhões dólares esse ano em outras categorias, em comparação com 38.000 milhões de dólares em smartphones. No geral, a Forrester espera até o final de 2014, um valor equivalente à 294.000.000 de dólares.

Segundo a Smarter Commerce da IBM Corp, o tráfego móvel respondeu por mais de 40% de todas as compras on-line durante esse período, com as vendas reais atingindo cerca de 23%, um aumento de mais de 43% a partir de 2012.

Seja através de aplicativos, sites otimizados para celulares, meios de pagamento melhorados ou marketing personalizado, os varejistas estão reconhecendo a necessidade de criar uma experiência de compra relevante e transparente para os clientes onde quer que estejam. Uma pesquisa recente da Forrester e Shop.org descobriu que a maioria dos varejistas estão utilizando o telefone e tablete como estratégias de suas maiores áreas de foco.

Esses revendedores precisam entender como os clientes usam dispositivos dentro e fora da loja física, e aproveitar as necessidades imediatas para atender as expectativas de cada um deles. “Eles têm que pensar em como ter certeza de que eles estão capturando tanto o volume quanto possível sobre esses dispositivos e que eles não perder clientes, porque a experiência é lenta ou porque a página não carrega”, diz Sucharita Mulpuru, analista da Forrester.

Comprar produtos e serviços através de um tablet ao invés de um telefone celular, pode ser considerado um processo facilitado por telas maiores e fator de forma mais fácil – sugere uma picape no número de clientes que fazem compras lá, diz Forrester. A empresa estima que 38% dos proprietários de smartphones e 31% dos proprietários de tablets vai fazer compras nesses dispositivos em 2014. Em 2018, esses números devem crescer para 55% e 61%, respectivamente.

A Apple está programada para desvendar a sua próxima versão do iPhone em Setembro, informou a Reuters, citando um jornal de Taiwan. O novo telefone terá uma tela de 4,7 polegadas, em comparação com a tela de 4 polegadas no iPhone 5 um modelo de 5,5 polegadas ou 5,6 polegadas.

Telas maiores podem tornar os clientes mais propensos a comprar, mas o comércio não será o único fator que regula o tamanho do telefone móvel. Tendências em aplicativos, e-mail, chat e outros recursos populares celulares também irão influenciar especificações de dimensionamento do dispositivo móvel.

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