Se você está antenado no mundo do Marketing Digital, com certeza já ouviu falar sobre o Conteúdo Evergreen, ou melhor, o tipo de texto que dura para sempre. Calma, isso te deixou confuso? Não se preocupe, hoje vamos falar explicar como isso funciona e por que ele é tão importante para as suas estratégias de otimização de sites.
Antes de mais nada, usaremos um exemplo para iniciar a explicação: você precisa trocar o chuveiro elétrico de casa, e resolve procurar algumas dicas na internet. Durante a pesquisa, encontra dois artigos: um de 2006 e um de 2019. Nesse caso em especial, qualquer um deles será de grande valia para você, certo? Afinal, trocar chuveiro elétrico é algo que não mudou tanto assim nos últimos anos.
Basicamente, isso é um conteúdo evergreen – um texto que é sempre atual.
Em SEO, essa é uma estratégia muito bacana a ser explorada. Vamos descobrir como juntos!
Como produzir conteúdo evergreen
Para produzir um conteúdo evergreen, você deve ter algumas coisas em mente: a primeira delas é o tema. Nem tudo pode ser um conteúdo perene, infelizmente. Então, você precisa enxergar dentro do seu negócio, aqueles assuntos que possuem esse potencial.
Na sequência, é necessário tomar cuidado para não acrescentar informações com “prazo de validade”. Para evitar isso, confira 5 dicas bacanas para escrever o seu artigo evergreen
O foco deve ser o topo do funil
Lembra-se do funil de vendas? Então, para conteúdos evergreen o foco deve ser o seu topo. Ou seja, eles são direcionados para as primeiras etapas da jornada de compra.
Nessa fase, os seus possíveis clientes ainda estão descobrindo sobre o tema ou, a depender do caso, estão reconhecendo que têm um problema e não sabem como resolver.
No geral, essas pessoas estão buscando conteúdos educativos mais amplos, que abordam apenas o básico, os pontos principais do problema. Este é o momento ideal para oferecer conteúdos evergreen, que servem de “porta de entrada” para essa jornada e ainda posicionam sua marca como referência no assunto. Evite aprofundar demais nesse primeiro contato.
Escreva sobre algo comprovado
Para o conteúdo perene, não recomendamos mencionar tendências, “descobertas” recentes ou possíveis caminhos para o tema discutido. Em outras palavras, tenha em mente que é preciso separar os tipos de artigos: para abordar novidades, o melhor é criar um artigo normal, mas que não seja evergreen.
Rede de links internos
Um conteúdo evergreen tem mais chances de ser exibido, justamente por ser um texto mais “encorpado”. Além disso, a tendência é ele receber acessos por muito tempo. Você sabe o que isso significa? Uma chance de ouro de espalhar (cuidadosamente) links internos para redirecionar o visitante para outras páginas do seu site.
Ao demonstrar que existem outros conteúdos igualmente relevantes, você reforça o posicionamento de autoridade e referência no assunto. O uso de links internos também direciona o algoritmo do Google para outras páginas do seu site, facilitando seu rankeamento.
Cuidado com as URLs! Deixa elas curtas e fáceis
Esse é um detalhe essencial: quando escrever artigos evergreen, use URLs fáceis de serem lembradas e compartilhadas. Além de facilitar o rankeamento no google pela palavra-chave usada, isso aumenta as chances dos leitores lembrarem da URL e compartilharem com amigos.
Finalize com um belo Call to Action (CTA)
Por fim, nossa última dica é uma para aumentar as conversões em seu conteúdo evergreen. Como eles possuem um grande potencial de visitas, é uma boa oportunidade de gerar leads.
Se ao longo do conteúdo você já construiu bons links internos para direcionar os leitores a outros conteúdos perenes, encerre oferecendo algum material rico de topo de funil, preferencialmente evergreen também: ebooks, tutoriais, vídeos etc.
Para ter uma boa taxa de conversão, invista em um call to action (CTA) bem convincente, que converta seus visitantes em leads.
Essa foi nossa explicação sobre como produzir um conteúdo evergreen. Quer melhorar os seus resultados? Então, conte com a nossa ajuda! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!
Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.
Nos vemos no próximo artigo.
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