Como definir o orçamento para marketing digital?

orçamento de marketing digital

Antes de iniciar o serviço de marketing digital é interessante pensar em como definir o orçamento. Este processo é um passo importante para a valorização de sua marca, porém não queremos levar sustos no final do mês.

Determinar o valor adequado é uma grande dificuldade quando não se conhece o ramo e as ações a serem realizadas, muitos empresários não dão a oportunidade deste ramo que vem crescendo bastante.

Atualmente, acreditar que marketing digital é bobagem está por fora, pois o retorno de resultados é garantido. Se o seu interesse é aumentar os seus números de vendas, investir no marketing digital é a melhor ideia, não se pode manter a sua empresa estagnada por medo.

Este setor oferece oportunidades novas para sair de grandes problemáticas. Ao escolher cuidar deste campo de atuação, você está propondo ao seu time de vendas novos horizontes para retomar a comunicação com os clientes.

Muitos CEOs ficam receosos com este estilo de venda, pelo fato de não conhecerem esse novo sucesso. Alguns gestores acreditam que este investimento pode causar mais prejuízos do que ganhos, e então que se enganam!

Sabemos que em momentos de crises financeiras o primeiro departamento a ser cortado é o marketing digital, mesmo havendo evidências que do contrário. Para traçar uma boa estratégia é necessário orientar seus empregados ao uso da métrica.

Se está buscando apostar em marketing digital, está no lugar certo! Fizemos esse artigo para explicar o processo de forma didática de como definir o orçamento, o cálculo final é essencial para alinhar seus objetivos e planos estratégicos. Confira!

Businesspeople working in finance and accounting Analyze financial graph budget and planning for future in office room.

Pessoa analisando o orçamento X resultados – Planejamento estratégico

Tenha um plano estratégico antes de pedir um orçamento

O orçamento exige que você tenha um plano, pois cada objetivo deve ser customizado pensando em sua empresa. Vender pela internet é uma arte, chegar ao patamar de estabilização em números não é uma tarefa fácil e precisa de atenção.

Logo, é fundamental registrar quais ideias tem em mente para poder chegar a uma estimativa em gastos máximos e mínimos. Ao contratar uma empresa de marketing digital deve ter em mente qual será o valor de verba para as necessidades de faturamento.

Seus objetivos precisam estar bem alinhados para desenvolver suas ideias. Normalmente as empresas reservam em média 11% de sua receita para o marketing digital, isso segundo a pesquisa CMO Spend Survey 2018–2019 da Gartner.

Também em 2018, empresas brasileiras investiram bastante em agências publicitárias, gerando o valor de R$ 16,54 bilhões de acordo com dados do Cenp (Conselho Executivo das Normas Padrão) publicados no UOL.

O que podemos perceber também através deste estudo são os canais midiáticos que trazem maior retorno lucrativo, são elas:

  • TV aberta, com: 58,3%;
  • Internet, com: 17,1%;
  • Mídia exterior, com: 8,4%;

Lembrando que este estudo foi realizado em 2018, e de lá para cá este número vem mudando e mostrando que a internet está ganhando muito mais força na mídia em comparação com muitos canais abertos.

Contudo, para identificar onde deve apostar o seu dinheiro, você deve definir critérios que indicam:

  • Qual o seu público alvo?
  • Qual região do Brasil atua?
  • Qual é a sua área de trabalho?
  • Quais são os objetivos que almeja alcançar?
  • Quanto planeja investir?
  • Quais são os seus concorrentes?

Estas são algumas perguntas necessárias para realizar corretamente o seu planejamento estratégico antes de iniciar o seu pedido de orçamento. Ao responder estas perguntas você pode iniciar as suas buscas por uma agência que cuidará de sua empresa.

Attractive stylish young dark skinned female in beige shirt sitting at kitchen table, using laptop, calculating budget, planning vacations, smiling happily. Self employed black woman working from home

Mulher calculando o orçamento para marketing digital

Como é definido um orçamento de marketing digital?

Agora que você já possui a ideia de planejamento em mente, deve contatar uma agência de marketing que atenda suas vontades.

A diretoria irá propor para uma análise de viabilidade de sua empresa, ou seja, ela irá querer entender quais são os resultados das últimas vendas, identificando todos os custos anteriores para incorporar seus planos com a estratégia de marketing apropriada.

Portanto, ela também irá sugerir uma verba de 3 a 5% do faturamento da empresa, onde será direcionado em áreas assertivas para o crescimento de seus resultados.

Confira algumas formas para definir o orçamento de marketing digital:

Análise de histórico de vendas

Quando a empresa tem em mãos os índices de vendas anteriores, fica mais fácil de estabelecer as expectativas segundo as probabilidades de crescimento, durante o ano de contrato.

É importante destacar que estes números podem sofrer alterações, caso haja mudanças no setor econômico, por isso é fundamental ficar de olho nas notícias sobre os impulsionamentos de investimentos nacionais e internacionais, isso pode gerar crescimentos ou baixas nas vendas. Entender como a economia funciona é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Conheça seus gastos

Antes de estabelecer um valor exato que será destinado ao marketing digital, é necessário identificar quais são seus gastos. Para fazer essa análise você deve pegar a receita média de sua empresa tanto de produtos tanto de entrada quanto de saída, além de clientes novos e permanência dos antigos.

Junte todos os custos com fabricação, envio e estoque para possuir a ideia de quanto é seu gasto total ao mês. Após determinar estas estimativas, você irá obter um valor total que poderá ser separado para realizar o investimento do marketing.

É fundamental entregar estes números corretamente para agência, pois assim conseguiram compreender seus custos, portanto, fechar o orçamento.

Determine a quantidade de conteúdos

A quantidade de conteúdo a serem postados ou a realização de novos websites, também é um ponto a ser discutido. Dependendo de quantos pontos deseja colocar em destaque, o investimento será maior.

Em quanto tempo verei resultados?

Caso busque resultados imediatos é necessário ter paciência, nada acontece do dia para a noite. Um bom trabalho leva tempo e dedicação.

No início do processo você identificará que as vendas estão baixas até mesmo negativas, isso acontece, pois a sua empresa no mundo digital precisa ganhar notoriedade, ou seja, ela precisa ser vista, por esta razão é normal a margem de lucro não se demonstrar satisfatória.

Mas fique tranquilo, de forma orgânica o marketing digital vai se moldando a sua empresa e encontrando o público alvo.

VENHA PARA A MULTLINKS

Se você está procurando investir em marketing digital, nós da Multlinks podemos trazer a facilidade e a despreocupação em seu desejo de expandir.

Você não precisa passar por esse processo sozinho, quer melhorar os resultados da sua marca? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Sabemos os segredos para alavancar os seus números!

Tá esperando o quê? Não perca tempo e vamos juntos turbinar o seu negócio!

Gostou do Artigo? Leia Também: VENDER PELA INTERNET: CONHEÇA AS REGRAS DO JOGO

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!