Marketing de Contéudo
O Marketing de Conteúdo ganhou grandes proporções com os avanços da tecnologia e uso da internet. Apesar de algumas pessoas acreditarem que ele só é feito online, o conceito é mais antigo que parece.
Um dos primeiros registros de Marketing feito com uso do conteúdo aconteceu em 1895, quando uma empresa do segmento agrícola publicou sua primeira revista, não para divulgar seus produtos, e sim para levar mais informações relevantes ao seu público.
A informação relevante é a essência do Marketing de Conteúdo.
Como fazer Marketing de Conteúdo e atingir seus objetivos?
Um dos erros mais comuns em que decide investir em Marketing de Conteúdo é o de querer falar somente sobre os produtos e serviços que vende ao invés de compreender quem é a sua persona e levar soluções a ela.
É preciso compreender que o Marketing Tradicional não deve ser transferido para as estratégias do Marketing de Conteúdo, por isso não se fala de produtos/serviços, e sim em experiência do usuário em obter as respostas sobre suas indagações.
Qual tipo de conteúdo produzir?
Se não é para falar sobre produtos ou serviços, deve-se falar sobre o quê?
Há uma série de conteúdos úteis que geram interesse em seus clientes, solucionam problemas, esclarecem dúvidas etc.
Tipos de conteúdo para internet
Para produzir conteúdo precisa-se levar em consideração que ele precisa ser autêntico, de qualidade e com a linguagem apropriada.
É possível explorar um mesmo assunto em diferentes formatos como:
- Textos;
- Vídeos;
- Infográficos;
- Tabelas;
- Fotos.
Os formatos ainda podem ser alternados dentro de uma mesma publicação, desde que não torne o conteúdo massante e poluído.
Entretenimento
Para escrever um conteúdo de entretenimento é necessário compreender se a sua persona gosta desse tipo, pois usar de bom humor pode não ser uma boa ideia se quem é seu cliente prefere ler algo de forma mais séria.
Caso sua marca lide com pessoas mais despojadas e que gostam de ler sobre entretenimento, busque os assuntos relacionados para produzir os textos.
É neste tipo de produção que os famosos memes podem ser utilizados, bem como ditados populares, frases de efeito, entre outras formas criativas.
Informativo
Trazer informações históricas sobre um assunto, esclarecer como surgiu, a evolução etc. são exemplos de conteúdos informativos.
Nele, considera-se o uso de infográficos, linhas do tempo, resgates da história, personagens importantes para narrar o texto.
Educacional
A criação de conteúdo educacional faz com que o seu cliente tenha você como fonte de consulta, e isso gera mais empatia, credibilidade e engajamento.
Como não se cita diretamente o produto, a intenção é de ajudar a entender como funciona, como realiza a manutenção, para que serve, como utilizar, quais soluções promovem, entre outros.
O alvo do Marketing de Conteúdo
Fazer conteúdo, principalmente na internet, proporciona uma relação mais estreita com o seu cliente e ainda é capaz de trazer novos clientes a sua marca.
Para obter sucesso no conteúdo produzido, bem como conquistar respeito e admiração da pessoa é preciso elaborar textos relevantes com as técnicas certas.
O seu cliente busca centenas de informações na internet, diariamente, e você precisa se destacar diante da forte concorrência.
SEO: O aliado do conteúdo
Para se ter acesso a uma informação, nós utilizamos buscadores, que são os meios de encontrar sites que tenham exatamente o que procuramos.
Para alinhar a busca de um usuário e o site ideal, os mecanismos de busca levam em consideração uma série de fatores, pois é necessário que ao clicar em um link, a informação seja encontrada.
A experiência do usuário é levada em consideração, por isso os sites profissionais e com conteúdos relevantes sempre aparecem na primeira página dos buscadores como o Google.
O SEO atua tanto na arquitetura da informação do site quanto no próprio conteúdo. Ao ter um endereço de internet é preciso ir muito além do www. e seguir corretamente todas as recomendações para que o seu site apareça.
Você encontra mais informações sobre o assunto em: Otimização de sites – SEO
Contratar uma empresa de Marketing de Conteúdo
A criação de conteúdo por meio de uma empresa especializada tem se tornado uma das soluções a quem deseja oferecer conteúdo de qualidade ao seu cliente, mas não tem tempo para produzi-lo.
Se deseja ter destaque na internet em um site qualificado e com excelentes resultados, invista em Marketing de Conteúdo.
Quero ter conteúdo de qualidade em meu site.