O que é Branding e por que ele é essencial para o seu negócio
A maioria das pessoas quando resolve abrir uma empresa não faz um planejamento estratégico; em alguns casos, elas até fazem, mas pela metade. E desses poucos empresários que ampliam a visão do negócio, nem todos enxergam o Marketing como um fator relevante. É justamente por conta deste pensamento equivocado que criamos um artigo explicando o que é Branding e por que ele é essencial.
Lembre-se: se você conduz a sua empresa apenas de acordo com a maré, dificilmente vai conseguir se destacar entre os seus concorrentes.
Vamos lá?
Afinal, o que é Branding?
Branding é o nome que se dá ao processo de construção de uma marca. Ele trabalha as impressões e a relação que o consumidor tem a respeito deste produto ou serviço. É a imagem que ele passa e o que representa na vida de quem o adquire.
Normalmente, as grandes marcas estão associadas com a garantia de qualidade e os consumidores tendem a assumi-las como pontos de referência.
Podemos ver isso acontecer diariamente com produtos diferentes, que vão desde palhas de aço até sabão em pó, eletrodomésticos ou medicamentos, dentre outros.
Todos eles trazem sempre consigo algum nome, uma marca forte e fácil de ser lembrada e reconhecida. No final, a ideia do branding é fazer com que o consumidor recorde-se de sua marca e passe a associá-la ao seu serviço.
Reforçar essa imagem junto ao consumidor não é uma tarefa fácil, pois requer uma verdadeira concentração de esforços. O branding tem justamente o propósito de fazer com que as pessoas façam uma associação positiva de um determinado produto ou serviço com uma determinada marca, persuadindo sua escolha, reforçando o valor e a satisfação que esse consumidor terá ao adquiri-lo.
Essa visão define os conceitos, a personalidade da marca, adiciona valores e fideliza o cliente, que se identifica e interage com os produtos.
Por meio dessa estratégia, é possível saber qual é a visão do cliente perante uma marca e saber como iremos atuar para superar suas expectativas.
O Branding é fundamental para pequenas e médias empresas
É uma das maiores “justificativas” de empresários das pequenas e médias empresas ao escolher não praticar o Branding é que elas precisam de retorno rápido em ações, pois, por serem menores, não conseguem investir e esperar um longo tempo até que esse investimento traga bons frutos.
Sim, o Branding traz retorno em longo prazo e isso quase todos já sabem. Mas o que queremos apontar aqui é que podemos conseguir já no começo de um trabalho enxergar os resultados e até mesmo o tão esperado “retorno”.
Quando começamos um trabalho de gestão alinhado ao nosso posicionamento, propósitos e personalidade, combinamos todas as nossas ações, fortalecemos os pontos de contato com a marca e melhoramos o relacionamento com o público.
Além disso, ao analisar corretamente o posicionamento da empresa perante o mercado e definirmos quem é o público-alvo, conseguimos falar exatamente com ele. Assim, teremos uma empatia e os resultados aumentarão.
A percepção da marca junto ao público é muito importante para o crescimento e posicionamento desta marca quando falamos sobre o que é branding.
Em tempo, confira nosso artigo sobre Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas.
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Essa foi nossa explicação sobre o que é Branding e por que ele é tão importante!
Quer melhorar os resultados da sua marca? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 12 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!
Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.
Nos vemos no próximo artigo.
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