É bastante comum encontrar informações a respeito de criação de conteúdo otimizado para SEO e sobre as melhores práticas como um todo. Porém, a melhor estrutura de site para a implementação de otimizações para os mecanismos de busca merece um destaque.
A importância de otimizar um site para SEO
Ter conhecimento a respeito das otimizações e melhores práticas de SEO é muito importante, porém também é fundamental que a estrutura do site tenha sido desenvolvida para receber e suportar essas otimizações.
A estrutura de um site está diretamente ligada com o funcionamento e a velocidade do próprio e, consequentemente, a experiência do usuário. Esse é um grande diferencial para os mecanismos de busca.
Quando melhor estruturado, melhor os resultados que o site terá nos mecanismos de busca e com relação ao seu objetivo, seja informativo ou para divulgar um produto ou serviço. Um site mal estruturado faz com que seus visitantes deixem a página com rapidez, mostrando aos mecanismos de busca que esse não é um endereço da web a ser recomendado.
Por outro lado, websites otimizados para SEO e com uma estrutura interna conveniente, focada em UX possuem mais chances de transformar o visitante em Lead e fazê-lo gastar tempo no site, gerando resultados positivos como um todo.
E ainda, um site otimizado facilita o dia a dia de produção de conteúdo e de crescimento do mesmo.
Não existe a melhor estrutura de um site
O SEO é um conjunto de estratégias focadas em melhores resultados, não é uma receita exata. Ou seja, da mesma forma que não existem estratégias pontuais que funcionam para todos os sites em todos os nichos e com todos os objetivos, também não existe uma estrutura única que irá proporcionar resultados idênticos.
Em todos os casos, será preciso um estudo do site, do público alvo, dos concorrentes e dos resultados, para então traçar e testar estratégias.
Estrutura do site: pontos fundamentais
Otimizar um site para SEO é, de maneira resumida, colocar alguns pontos em prática de maneira a melhorar o conteúdo, as experiências dos usuários e o seu alcance nas buscas orgânicas nos mecanismos de pesquisa. Para isso, existem alguns pontos fundamentais.
URL
Uma página da web começa com seu link, ou seja, seu endereço eletrônico. As URLs de um site devem conter seu nome e a keyword, o que vai auxiliar tanto os mecanismos de busca quanto os próprios usuários a identificarem e acessarem o conteúdo.
Idealmente, um URL terá até 80 caracteres e HTTPS, o que reflete a segurança da página.
Pesquisa e otimização de conteúdos
A criação de conteúdo é tão importante quanto a estrutura do site, afinal, a página precisa oferecer conteúdo relevante, ainda que para um público específico.
O conteúdo deve ser elaborado pensando na intenção, seja, por exemplo, venda ou informação, e público, na forma de comunicação. A escrita deve-se utilizar de palavras-chave, frases curtas, títulos e subtítulos, links, entre outros.
E, ainda, o conteúdo em questão deve ser, idealmente, acompanhado de imagens também otimizadas em formato, tamanho e qualidade. As imagens também devem ser acompanhadas de Alt text, ou seja, descrição de seus elementos visuais.
SEO on-page e off-page
Existem duas formas de configurar SEO em um website: on-page e off-page. On-page, ou seja, “dentro da página” consiste em melhorar aspectos internos estruturais e de conteúdo, já “fora da página” está relacionado à práticas de backlinks e divulgações.
Como estruturar um site para SEO
Estruturar um site para SEO precisa de um trabalho multidisciplinar que envolve branding, pesquisa de consumidor e estudos e aplicações de UX e UI.
Primeiramente, é preciso saber quais são os objetivos do site em questão e as palavras-chave que melhor os remetem. É a partir disso que o SEO começará a ser estruturado.
Com isso em mente, deve ser planejada a hierarquia do site, ou seja, o planejamento das categorias mais relevantes. Independentemente se é um blog ou um e-commerce, por exemplo, todos os sites possuem uma página “mais importante” que abrange outras de tópicos similares.
Os nomes das categorias e de suas páginas subsequentes também deverão ser otimizados segundo as práticas de SEO, de acordo com keywords relevantes. Esses nomes precisarão ser traduzidos em URLs.
Ainda, as categorias e suas URLs devem ser estruturadas de maneira a facilitar a navegação de seus usuários, idealmente com uma navegação de pouca profundidade e simples. A partir da home, para a categoria principal, para um conteúdo específico e seus relacionados.
Então, o próximo passo é otimizar para SEO as páginas em questão. Cabeçalho com o nome do site, páginas de navegação simples e intuitiva, fácil acesso ao menu principal e categorias
Por fim, uma vez que todo o site em si está estruturado, o que se resta fazer é investir na criação de conteúdo e link building, tanto interna quanto externamente. Links internos facilitam a navegação dentro do próprio site, enquanto links externos auxiliam a construir uma reputação relevante.
A Multlinks é especialista em SEO!
Agora que já sabe mais sobre a melhor forma de estruturar seu site para implementar SEO, o próximo passo é colocar essas dicas em prática e conferir se as suas páginas da Web estão com suas estruturas atualizadas e otimizadas.
De qualquer forma, é importante ter em mente que para isso é necessário conhecimentos específicos e complexos, e que muitas vezes a ajuda de especialistas pode ser mais do que bem vinda. E você encontra uma equipe profissional especialista aqui na Multlinks.
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