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B2B – Saiba qual a diferença entre B2B e B2C
30 de janeiro de 2023
No mundo dos negócios denominamos algumas interações entre cliente e empresa de algumas formas bem específicas, como por exemplo as relações de negócio B2B e as relações de negócios B2C. Mas antes mesmo de falarmos sobre a diferença entre esses modelos, vamos explorar um pouco mais o que são cada um desses termos dentro do mundo dos negócios.
Saiba o que é B2B e B2C, suas principais características e as diferenças entre estes dois modelos de relacionamento de negócio.
Qual a diferença entre B2B e B2C
Antes mesmo de falarmos sobre a real diferença entre ambos modelos de relacionamento de negócios vamos primeiro definir o que é cada um dos termos. Vamos explorar um pouco mais sobre o que é B2B e o que é B2C.
O que é B2B
B2B vem do termo Business to Business, uma expressão em inglês que se refere de forma literal às relações de empresas para empresas. Ou seja, empresas que vendem serviços ou produtos diretamente para outras empresas, sendo elas o cliente final. Um fornecedor de metal que vende para uma fábrica de peças é uma relação B2B, o cliente final da fábrica de peças não está envolvido nessas relações.
Muitas vendas em B2B são realizadas com um representante comercial que irá oferecer o serviço da primeira empresa para o cliente. É importante também ressaltar que uma relação de negócios B2B também se define pela diferença entre valores das vendas. Quando uma empresa vende para outra é mais comum que o valor seja elevado, afinal a empresa que irá comprar o produto ou serviço costuma também vender seu próprio serviço.
O problema dos negócios B2B é que muitas vezes a venda em si costuma ser um pouco mais demorada, por conta dos mesmos valores mais altos entre as negociações e convencer ao cliente que seu preço está dentro da média e até mesmo o melhor pode custar um pouco de paciência. Outro fator complicado dentro do B2B é que muitas vezes as decisões não partem somente de uma única pessoa.
Outros exemplos de vendas B2B são as relações entre uma agência de marketing com o cliente, que normalmente é outra empresa, empresas de suprimento que vendem seus produtos, consultorias jurídicas, indústrias siderúrgicas, fabricantes de peças e atacadistas que vendem em varejo.
O que é B2C
Já o B2C é uma abreviação da expressão em inglês Business to Customer, ou seja, da empresa para o consumidor. Sendo assim seu consumidor final não é outra empresa mas sim uma pessoa física. Você vai vender um serviço ou produto diretamente para um consumidor final.
Algumas relações B2C são cursos e treinamentos, mercados e supermercados que vendem em atacado, lojas de roupa, produtos de beleza, produtos eletrônicos e eletrodomésticos e restaurantes. Todos estes modelos de negócio estão sob a definição de B2C.
Normalmente em B2C os custos de produtos e serviços é menor quando comparamos com o B2B, afinal o consumidor como pessoa física busca os menores preços e os melhores serviços, outro ponto é que o processo de venda também é menos burocrático, pois em geral o B2C lidamos com uma única pessoa por vez e por isso o processo de venda costuma ser mais rápido.
As diferenças entre B2B x B2C
As principais diferenças entre B2B e B2C foram ditas, porém vamos frisar quais são essas divergências para que possa ficar bem claro como funciona cada uma dessas relações de negócios.
O B2B por lidar com a venda direta com outras empresas tende a ter um ciclo de venda mais longo, não só no processo de venda em si mas também no pós-venda. Empresas exigem um pouco mais de tempo e paciência para fechar um negócio, afinal quando falamos de uma empresa em si normalmente temos mais de um dono e para fechar de fato uma venda é preciso convencer a todos que seu produto é o melhor. Fato que já não ocorre com o B2C, há uma redução de burocracias e uma rapidez na venda, pois a pessoa física quando busca um tipo de serviço está procurando geralmente para si mesma.
O volume de venda também é uma grande diferença entre as B2B e B2C. Empresas tendem a comprar em grandes quantidades, considerando que também irão vender para outro tipo de consumidor. Como um mercado que vende a varejo, o comprador não pega um litro de refrigerante, mas sim diversos engradados da mesma bebida. As vendas a atacado são bem menores quando observamos os gastos de varejo.
Além disso, empresas também podem comprar máquinas e equipamentos, ponto que também encarece as vendas. Outro ponto que diferencia é a frequência que estas vendas ocorrem. Pessoas físicas não vão comprar grandes quantidades com grandes frequências, pelo contrário podem até comprar em quantidades maiores porém a recorrência de uma compra para outra é mais extensa.
Já as empresas compram com certa recorrência, em especial quando fidelizam as compras de um mesmo fornecedor. Assim uma empresa que fabrica automóveis irá comprar com maior frequência as peças dos mesmos fornecedores.
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Nos vemos no próximo artigo.