Blog

Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais

SEO: Ferramenta funcional para o sucesso

17 de novembro de 2014

Provavelmente você conhece o SEO. Pode ser que não seja um especialista, mas deve saber os princípios básicos:

– Tags de títulos;

– URLS limpas;

– Design baseado em textos e assim por diante.

Mesmo que você compreenda um pouco mais do que a maioria das pessoas, muitas vezes o que você não sabe sobre o SEO, pode se tornar um problema. Muitos já descobriram isso, de uma maneira mais fácil e simples em meados de 2011, quando o Google mudou seu algoritmo de classificação de buscas com o Google Panda. E logo depois, fomos atingidos quando o Google atualizou o Pinguim, que eliminou direcionamento de baixa qualidade e táticas de construção de links que violam as diretrizes do Google.

Esses tipos de programadores pensavam até o momento que trabalhavam com SEO, mas acabaram descobrindo que, na verdade, conheciam bem pouco sobre o assunto. Sites foram duramente penalizados, tráfego e receita se perderam, e os chamados SEOs, foram demitidos.

Desde então, tem havido um novo tom na indústria do SEO. Nem todos estavam construindo links e conteúdo de baixa qualidade, mas para muitos essas  duas atualizações  serviram de alerta. E para muitos como nós, que focamos em alta qualidade, conteúdos e links realmente relevantes, isso foi como uma salvação.

Sim, ainda há alguns que se chamam de SEOs, mas usam táticas de manipulação com metas de receitas a curto prazo. Entretanto, também, há muitos que fazem parte de uma indústria grande e crescente de especialistas em uma disciplina altamente complexa que requer marketing, técnica e habilidades de pesquisas e comunicação.

Como os orçamentos aumentaram, não há mais a perder, e muitas empresas se tornaram avessas ao risco – abandonando as táticas obscuras usadas no passado.

Excluindo os métodos ilícitos, começamos a ver que o trabalho do SEO é o meio mais eficiente e duradouro de conectar conteúdo relevante a usuários relevantes, por meio de acessibilidade e do tipo certo de estratégia de marketing.

Compartilhe