O que é e como usar o SEO local para garantir o sucesso da sua empresa?

seo local

Se sua empresa depende da localização para crescer, você precisa entender um pouco mais do SEO local. Ele ajuda o usuário a encontrar negócios locais como solução nas suas buscas.

Porém, ele depende de outras técnicas que devem estar alinhadas para que sua marca sobreviva perante à concorrência. Confira o que ele é, sua importância e como aplicá-lo de forma eficaz.

O que é SEO local?

O SEO local otimiza os mecanismos de busca considerando a geolocalização, por exemplo, o Google Maps. Além disso, utiliza outros recursos como redes sociais, dessa forma, o usuário encontra sua empresa como solução.

Assim, seu negócio ganha visibilidade no mercado, e fica à frente da concorrência. Dados de 2019 da Go-Gulf, empresa que fornece soluções corporativas e serviços de comércio eletrônico, divulgam que de todas as pesquisas do Google, 46% tem intenção local.

Importância do SEO local para o crescimento do negócio

Empresas que atendem apenas em um único lugar necessitam do SEO local para sobreviverem. Os principais benefícios dele são:

Visibilidade

Se seguir as técnicas que otimizem o SEO local, sua empresa se destaca da concorrência. Visto que ela será a primeira opção que aparecerá para os consumidores.

Autoridade

Quanto mais visibilidade seu negócio tiver, mais autoridade no assunto ele terá. Tudo isso devido a influência da quantidade de clientes, avaliações e qualidade dos serviços e/ou produtos.

Aumento e fidelização dos clientes

Quanto melhor a imagem da empresa estiver no mercado, aumenta a possibilidade de mais clientes fecharem negócio.

Quando e como usar o SEO local

Conforme dados anual da Advice Local, os 3 fatores que mais influenciam o ranqueamento são:

  1. Google Meu Negócio;
  2. Avaliação dos clientes;
  3. SEO do site.

Podemos concluir que uma boa estratégia pode levar cada vez mais clientes para sua empresa. O Google usa como base alguns fatores para classificar as posições dos negócios, confira:

  • Relevância: quanto mais informações seu site ter, o Google entenderá que sua empresa sana melhor as necessidades que o cliente procura;
  • Destaque: o volume e nota das avaliações são de suma importância para sua empresa ganhar destaque da concorrência. Informações da web como backlinks, artigos e diretórios também contam nesse quesito;
  • Proximidade: aqui é considerado a distância do usuário com a empresa.

A hora de usar o SEO local para fazer sua empresa crescer é agora. Pesquisas afirmam que 96% dos brasileiros pesquisam por produtos e serviços. Por isso, sua empresa precisa se destacar da concorrência.

Entenda como aplicá-lo na prática com as dicas que trouxemos a seguir:

Crie um Google Meu Negócio

Use essa ferramenta gratuita para alavancar as visitas do seu negócio. Ele contém algumas informações essenciais na procura do usuário:

  • Endereço;
  • Horários;
  • Perguntas e respostas;
  • Avaliações.

Preencha o maior número de informações possíveis para ajudar no ranqueamento.

composite of hand holding smartphone with maps graphic with store background

A importância do Google Meu Negócio

Ter um site otimizado é bom, mas pode ser melhor se você usar outros canais de comunicação. Os mantenha sempre atualizados, além do Facebook e Instagram, esteja presente conforme os serviços que sua marca oferece como TripAdvisor e Foursquare, por exemplo.

Padronize as informações dos canais

As informações devem ser as mesmas em todos os canais. Assim, o consumidor não se confundirá em qual horário sua loja abre, por exemplo. Isso pode ser um empecilho e impedir que novos clientes venham até seu negócio. Fique atento a isso!

O mesmo deve ocorrer para os conteúdos dos canais. Eles devem estar atrelados, assim, os consumidores vão identificá-los na hora que vê-los.

Faça conteúdos personalizados

Independente se seu conteúdo será um post para redes sociais ou um artigo para blog, é importante que ele seja personalizado. Busque fazer referências à localidade, aproveitando eventos e feriados como o aniversário da cidade, por exemplo.

Para ter autoridade, seus artigos não devem ser focados somente nos seus produtos e serviços e, sim, que seja relevante para a audiência. Faça com que as pessoas reconheçam a marca como algo que faz parte da região.

Cite cidades vizinhas, termos utilizados e conhecidos pelos usuários. Acontecimentos e pessoas públicas locais também é uma boa oportunidade para engajar o post ou artigo. Fale sobre a valorização dos pontos turísticos locais e sobre os eventos que acontecerão e suas atrações.

Faça uma busca das palavras-chave que estão em alta e tem ligação com seus serviços e produtos.

Leia Mais: CONTEÚDO DE QUALIDADE – A IMPORTÂNCIA DE UM BOM TEXTO PARA SEO

Estimule as avaliações

Como você já viu, as avaliações são importantes para o ranqueamento. Por isso, estimule a avaliação dos clientes, e sempre as responda com cordialidade, mesmo as negativas. Que tal deixar um QR Code que vá direto para as avaliações do seu negócio na loja?

Ele será um estímulo para continuar com um bom trabalho e feedback para as melhorias.

Otimize sua página

O Brasil tem mais smartphones que habitantes, chegando a ter 242 milhões de celulares. Com isso, ter uma página otimizada melhora a experiência dos usuários nos dispositivos móveis. Além deles usarem muito a localização para mostrar as buscas.

Busque parcerias locais

Aumente o volume de buscas do seu site fazendo parcerias com blogs da região. Uma boa ideia é fazer uma “troca” de links, publicando conteúdo em outros sites e permitir que eles façam o mesmo na sua página.

O Google entende que se seu conteúdo é referência em outra página, significa que ela é relevante. Isso só aumenta o número de visitas e, consequentemente, o volume de leads.

Usar a estratégia do SEO local pode trazer o tão sonhado reconhecimento do seu negócio. Mas esse processo não precisa ser feito por você. Conte com uma agência que tem mais de 10 anos de experiência em otimização.

São mais de 1500 empresas que confiaram o sucesso de seu negócio em nossas mãos na criação dos seus sites. Nossos profissionais estão te esperando para te ajudar a trilhar esse caminho da melhor forma.

Deixe o SEO local da sua marca com a gente e tenha excelentes resultados!

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