SEO X Tráfego pago: saiba a diferença e como aplicá-lo

SEO X Tráfego pago: saiba a diferença e como aplicá-lo

Quem trabalha com e-commerce precisa estar atualizado não apenas sobre técnicas seo, mas também sobre o tráfego pago. Até porque sabemos que o Seo e os anúncios pagos, são técnicas muito importantes para quem deseja se manter relevante no comércio digital.

Seja para oferecer um produto ou serviço, o empreendedor que trabalha diretamente com a internet precisa estar sempre atualizado. E isso não é à toa! O produto pode ser o mais interessante e inovador, mas sem a otimização em pesquisas orgânicas ou pagas de nada adianta.

Logo de tráfego orgânico ou pago, o usuário vai chegar ao serviço ou produto e a primeira impressão é a que conta. Além dessa chegada triunfal, essas estratégias garantem que ao menos o que foi anunciado seja visualizado.

São milhões de acessos realizados em páginas de internet por dia, é preciso estar atento em como aparecer nesses buscadores. Por isso, as estratégias seo e o tráfego pago são essenciais para qualquer empreendedor de e-commerce.

Entretanto, antes de estabelecer qualquer estratégia de seo ou tráfego pago é importante saber qual o objetivo das páginas ou anúncios, antes de tudo. Além disso, o público alvo serve para direcionar quais as melhores estratégias a serem adotadas.

A qualidade do conteúdo junto a algumas técnicas de seo influenciam bastante na retenção do usuário. E as técnicas e o produto devem caminhar lado a lado para uma melhor performance.

Entenda a diferença de SEO para o tráfego pago e como aplicar cada uma em sua loja virtual.

SEO

De antemão, o Seo é o conjunto de estratégias que cumpre o intuito de melhorar o posicionamento de um site em buscadores. Seja no Google ou Bing, qualquer ferramenta de pesquisa utiliza robôs e algoritmos que melhoram a experiência do usuário ao ponto de encontrarem qualquer coisa que estejam interessados.

Nesse sentido, as palavras-chaves atuam como norteadores das pesquisas. Muitas das técnicas em seo estão relacionadas a utilização das palavras-chaves nos textos ou anúncios. Além disso, as plataformas trabalham com o dinamismo que a internet exige.

Basicamente o Seo trabalha com o tráfego orgânico. O Google e outros buscadores posicionam os sites que mais utilizam as técnicas seo. Elas vão desde uma escrita personalizada que visa a retenção do usuário a palavras-chaves e um  layout responsivo.

Dicas

  • Utilizar palavras-chaves mais procuradas
  • Experiência do usuário como um todo, seja no layout de uma página a velocidade desta
  • O conteúdo deve ter qualidade com técnicas de escrita que entretêm o leitor.
  • Link building, quanto mais links o site tiver mais autoridade ele possui não apenas para o Google, mas também aos usuários
  • Branding, artigos em seo ajudam na imagem da empresa e também tem impacto expressivo com os usuários

Tráfego pago

O tráfego pago trabalha com anúncios e artigos patrocinados. Um cliente de uma determinada loja deseja impulsionar as vendas de um produto, ele utiliza do tráfego pago para manter esse produto no topo das pesquisas.

Dessa forma o que diferencia estratégia seo para o tráfego pago, é o patrocínio de anúncios, artigos ou vídeos. Nesse sentido, o ROI (Retorno sobre o Investimento) do tráfego pago é geralmente mais alto do que o do tráfego orgânico.

O que diferencia ambos é que no orgânico apesar de utilizadas as técnicas de otimização em pesquisas, o anúncio não necessariamente estará no topo das pesquisas já que o seo exige uma estratégia de médio a longo prazo quando se fala em ranqueamento.

É um conjunto de técnicas que precisam ser utilizadas, mas tem um retorno mais demorado quando comparado ao tráfego pago.

Bem como o tráfego pago, o anunciante tem como direcionar o conteúdo para o público alvo de maneira mais precisa. Além disso, pode escolher se vai pagar por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM) a depender de qual o intuito da empresa.

As duas estratégias são cruciais quando falamos sobre marketing digital. Quem deseja posicionar portais de e-commerce ou notícias, precisa das duas trabalhando em conjunto. Até porque, por mais que o anúncio seja pago, a ideia é reter o cliente e fazer uma venda e para isso o seo é utilizado.

Dicas de tráfego pago:

  • Google Ads e Facebook Ads são as ferramentas de tráfego mais utilizadas
  • Palavras-chaves o anunciante deve acompanhar as palavras chaves frequentemente para não ter prejuízos com os anúncios
  • Técnicas de persuasão, o anunciante deve utilizar de imagens e palavras chamativas que detém a atenção do usuário e pode converter em compras
Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!