Sitemap: Você conhece a importância desse recurso?
Você já conhece as técnicas SEO básicas e entende sua importância para um site, apesar do que possa parecer vamos apresentar uma técnica indispensável de SEO que poucos reconhecem a utilidade, o Sitemap.
O Sitemap se assemelha a um menu de restaurante, tudo que existe no espaço do seu site está contido nessa espécie de “menu” de informações. A simplicidade da sua definição não alcança sua total importância.
Mas não se preocupe, vamos explicar melhor o porquê dos Sitemaps serem tão necessários assim.
O sitemap é uma ferramenta facilitadora para o Google
O Google possui uma ferramenta para analisar o conteúdo e sua relevância, um mecanismo chamado crawler. O crawler funciona como um cão farejador, você o coloca no caminho e ele vai identificando o que foi treinado para encontrar.
No caso dos crawlers do Google, eles são programados para encontrar conteúdo de relevância. Para que possam exercer sua função da forma mais correta possível é preciso direcioná-los para ao caminho certo.
É nesse momento que o Sitemap entra no jogo. Como já dissemos antes, ele se assemelha como um menu, porém como seu nome já diz, ele é um mapa do site.
O crawler circula por esse mapa identificando as informações nele contida e dessa forma o conteúdo pode ser classificado. Quanto mais conteúdos estiverem listados melhor será para você seu site.
Quais são os formatos de um sitemap
Já que estamos explorando as funcionalidades do Sitemap, é impossível não pensar em qual formato ele deverá ser salvo. Existem três diferentes padrões:
XLM
O Sitemap XLM é o formato campeão de uso, por suas funções mais avançadas e compatíveis com as técnicas SEO.
Nesse formato além de listar as URLs que você espera ter a visita do crawler do Google é possível adicionar informações. Entre elas a data de modificação da URL listada e priorizar uma página a frente de outra.
Atom – RSS
Nesse formato o feed de notícias funciona como um sitemap, principalmente para blogs. Porém para determinar a prioridade, esse formato considera a data da postagem.
Apesar de ser uma forma de sitemap, não é recomendado somente seu uso. O ideal é ir além dele. Utilizar outra forma de listagem de postagem que consigo abranger todos as publicações e não somente as mais novas.
TXT
Entre todos os formatos o TXT provavelmente é mais simples e fácil de ser criado. Nele você irá listar as URLs que você deseja priorizar e o resto da indexação pode deixar que o Google cuidará.
Como localizar meu sitemap ?
Bem simples ! O seu “mapinha” fica localizado em uma subpasta do seu servidor junto com as URLs que você indicou.
Você pode criar uma listagem para cada setor necessário ou um geral que consiga abranger todo o site.
Existem diferentes tipos de sitemap ?
Sim existe mais de um tipo de sitemap e cada um deles é mais indicado para o nicho específico do seu site. Vamos te apresentar os três tipos.
- Notícias – se você tem uma área do seu site dedicada a notícias não deixe esse fator de lado.
- Vídeos – Uma curiosidade para os donos de e commerce, um vídeo pode aumentar ajuda muito a aumentar a taxa de conversão. Por isso ao criar seu sitemap escolha o mais compatível com vídeos para que eles possam estar integrados na prática das técnicas de SEO.
- Imagens – normalmente sites que possuem grandes bancos de imagem precisam de um cuidado especial.
O sitemap é uma ferramenta versátil que pode ser adaptado para qualquer necessidade que possa surgir em seu site.
Sitemap instalado, e agora o que devo me preocupar?
Alguns detalhes devem estar sempre na nossa atenção. Sempre crie mais de uma pasta para separar as URLs listadas. Dessa forma localizar os erros em indexação se torna mais fácil.
Crie uma espécie de sumário. Com diversas pastas pode ficar um pouco complicado para você manter a ordem de tudo, então pensando nisso crie um índice que irá indicar todas as pastas e seus conteúdos.
Caso no momento de criação da URL você estabelecer a priori duas versões lembrem-se de colocar somente no Sitemap aquela na qual você quer redirecionar seu usuário.
Atenção máxima com esse detalhe importantíssimo, o Google não consegue lidar com sitemaps com mais de 50 mil URLs !
Os benefícios do Sitemap para seu site
Se com tudo que já leu ainda não se convenceu que o sitemap é uma ferramenta muito importante para seu site, não vá embora ainda… Não desistimos de te mostrar sua importância!
Algumas páginas podem ficar um pouco escondidas dos olhos do Google, por isso sempre se certifique que cada página possa ser indexada. Assim ao listá-las você facilita para que ela possa ser encontrada nos buscadores.
Essa lista pode ajudar muito o Google entender sobre como funciona a estrutura do seu site. Essa compreensão facilita identificar qual a página mais importante caso haja conteúdo duplicado ou as páginas principais.
Como a data de alteração em alguns formatos de sitemap aparecem o Google entende que aquele conteúdo deve ser reavaliado, a empresa também pode colocar tags ou de certa forma sugerir quais páginas precisam estar em evidência.
Sinal positivo de confiança e credibilidade ! Exatamente, um sitemap sinaliza que você se preocupa com todos os detalhes do seu site de forma minuciosa, e isso lhe garante pontos positivos no ranking.
O Sitemap é uma ferramenta essencial para o SEO que você não pode mais ignorar em seu site. Tanto em sites novos, com dificuldades para rankeamento, com conteúdo dinâmicos e até sites sem linking building, o sitemap irá fazer toda a diferença.
Qualquer um pode habilitar essa ferramenta ?
Apesar de alguns formatos serem bem simples e sem muitos problemas para habilitar, as melhores pessoas que para realizar esse serviço são programadores.
Eles possuem um vasto conhecimento sobre cada um dos detalhes da criação de sites e melhor que ninguém sabe como habilitar a ferramenta de forma correta.
A Multlinks é uma agência que busca resultados positivos e para isso contamos com uma equipe que está sempre se atualizando nas últimas novidades sobre SEO, criação de sites profissionais e outras técnicas que vão alavancar seu site.
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