Tendências para Marketing Digital em 2021 – Como potencializar o seu negócio?

Tendências para Marketing Digital em 2021

O ano de 2020 foi um imenso desafio para todo mundo, não temos dúvidas disso. Para o mundo dos negócios, provavelmente, esse foi o período em que a Internet comprovou ainda mais a sua relevância, sendo o carro-chefe para inúmeras empresas sobreviverem à crise mundial. Nessa reta final de um ano conturbado, a pergunta que fica é: quais são as tendências para Marketing Digital em 2021?

Será que teremos mudanças significativas nessa área? Como as pessoas enxergam o marketing digital agora? A forma como nos relacionamos com essa mídia ainda é a mesma?

Quer saber as respostas de todas essas perguntas? Então, continue o artigo!

Principais tendências para marketing digital em 2021

O nosso objetivo com este artigo é te preparar melhor para 2021 quando o assunto é marketing digital. Para isso, separamos as principais tendências debatidas por especialistas da área.

1. Marketing Interativo

Essa ideia é unanimidade entre os especialistas: os robôs do Google seguem extremamente preocupados com a experiência do usuário. Não basta oferecer um site bonito, é fundamental que ele tenha um propósito e privilegie a navegação do usuário.

Ou seja, a pessoa deve entrar no seu site e conseguir executar todos os passos da jornada de compra sem nenhum obstáculo. A pandemia aumentou a concorrência digital, portanto, é essencial achar formas de superar os seus concorrentes.

Diante dessa premissa, a primeira tendência para marketing digital em 2021 é o marketing interativo.

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Sendo assim, invista em um site ou mídia social com elementos interativos, que enriquecem a navegação do cliente. Essa é uma excelente forma de engajar o público e tornar a sua marca mais reconhecida no mercado.

Algumas opções de marketing interativo são: avaliações, questionários, jogos, enquetes, vídeos interativos, pesquisas e concursos.

2. Micro Influenciadores ou Macro Influenciadores?

Quando o assunto são influenciadores, o senso comum aponta que quanto mais seguidores, melhor será o alcance da sua propaganda patrocinada. Contudo, você sabia que o custo-benefício dessa operação nem sempre fecha?

Infelizmente, essa é uma estratégia demasiadamente cara e não tão eficiente assim.

A melhor opção para 2021 é apostar nos micro influencers. Mas por que investir em uma pessoa com menos seguidores? Simples: estudos apontam que os micro influenciadores possuem um público mais fiel. Em outras palavras, há mais chances de seus seguidores se envolverem com a propaganda feita.

Além disso, esses influenciadores menores geralmente têm um nicho de mercado específico. Isso torna mais fácil encontrar públicos que realmente estão interessados em seus produtos ou serviço, aumentando as probabilidades de conversão.

3. Vendas pelas redes sociais

As redes sociais precisam ser vistas, urgentemente, como um canal importante de venda. Aliado ao tópico anterior, temos uma combinação muito interessante para empresas que desejam aumentar as vendas online.

Não é muito difícil entender isso, basta apenas pensar em como você faz compras online. Na maior parte dos casos, quando nos interessamos sobre uma marca até então desconhecida, buscamos mais informações sobre ela. Naturalmente, entramos no site, nas redes sociais e em todos canais possíveis para conhecê-la melhor.

Agora é mais importante do que nunca tornar sua marca, produtos e serviços disponíveis para compra em mídia social – especialmente neste momento, quando cada vez mais empresas fazem a transição para o digital de forma a se ajustarem às mudanças causadas pela crise da COVID-19.

4. Google Meu Negócio cresce…

Outra ferramenta que estará em evidência é o Google Meu Negócio. Aliás, esse crescimento era esperado para 2020, porém, o COVID-19 atrapalhou um pouco esses planos para as pequenas e médias empresas.

Um detalhe importante: tem um pequeno ou médio negócio local? Conheça as nossas ações especiais para PME’s!

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Voltando ao Google Meu Negócio… Basicamente, trata-se de uma ferramenta gratuita do Google focada na divulgação de empresas, sendo excelente para uma estratégia de marketing local.

A ferramenta vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidade vêm atraindo cada vez mais empresas, um movimento que acreditamos que vai se intensificar em 2021.

Ou seja, prepare muito bem o seu Google Meu Negócio!

5. Lances Automatizados no Google Ads

O último destaque do nosso artigo é na área de Google Ads.

Os profissionais desse setor ajustam, diariamente, campanhas, palavras-chave e lances para aproveitar ao máximo o seu investimento em publicidade.

Porém, todos estes ajustes trazem um custo: mais horas e taxas de gerenciamento maiores. Diante disso, uma medida que ganha força para o ano que vem como uma das tendências para marketing digital em 2021 é o lance automatizado.

Essencialmente, essa opção permite ao Google automatizar movimentos anteriores para ajustar seu lance em tempo real, sendo uma ótima alternativa para o dia a dia e um recurso especial para pequenas empresas que não contam com um suporte completo de marketing.

Precisamos reforçar que essa opção não é uma novidade, afinal, ela foi lançada em 2016. Porém, com todas as melhorias feitas nos últimos tempos, não é loucura apostar nessa forte tendência para o ano que vem.

Com o suporte das táticas de lances automáticos sua empresa poderá dedicar seu tempo para otimizar outros aspectos do desempenho do PPC, o que, em última análise, oferece um resultado melhor a um custo menor para suas operações.

Essa foi nossa explicação sobre as principais tendências para marketing digital em 2021! Quer melhorar os seus resultados? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

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