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Twitter – Como funciona o Twitter?
26 de outubro de 2022
As redes sociais fazem parte do dia a dia online há muito mais tempo de que se pode imaginar e apesar de não serem nada de novo para quem utiliza a internet, muitos podem não fazer ideia que as redes sociais não são um fenômeno dos anos 2000 com o Orkut ou Twitter por exemplo, na realidade as redes sociais são bem mais antigas do que se imagina. Essas plataformas de interações entre usuários deram as caras pela primeira vez em 1995 com o Classmates, uma plataforma que permitia a interação entre pessoas que estudavam juntas tanto na escola quanto na faculdade e apesar de ser pago está no ar até hoje.
Outra rede que surgiu, porém em 1997 foi a plataforma SixDegrees. A SixDegrees era a plataforma que inaugurou o modelo de rede social que conhecemos, com perfis, possibilidade de trocas de mensagens privadas e publicações na “timeline ”, além disso a ideia de adicionar amigos ao seu perfil também foi posta em prática com o SixDegrees. O site permaneceu público até meados dos anos 2001, mas vale dizer que foi reaberto recentemente, apenas para quem tinha uma conta criada na época.
Ambas plataformas, em especial o SixDegrees definiu muito do que seria moda nos anos seguintes, dessa semente plantada surgiram hoje plataformas que hoje já não existem mais como MySpace e Orkut, e outras redes que conseguiram se consolidar e consagrar como favoritas do público, como LinkedIn, Facebook, Instagram e a rede social que é o tema principal de nosso novo artigo, o Twitter.
O Twitter é uma das redes com maior instantaneidade entre as que temos atualmente, tudo pode ser informado por lá de forma bem rápida e prática e seu funcionamento em geral também é bem simples. Mas antes de mais nada vamos explorar um pouco mais sobre o que é o Twitter, como funciona e sua importância para o Marketing Digital. Confira as informações que preparamos para você sobre essa rede social.
O que é Twitter?
O Twitter, também conhecido como Passarinho Azul por conta do seu mascote, é uma rede social que surgiu em 2006, porém só atingiu maior popularidade em 2008, e diferente das outras redes o Twitter foi criado para que o usuário possa expressar seus pensamentos em mensagens curtas denominadas de tweets, no começo de tudo era possível somente digitar um total de 140 caracteres, porém com a constante insatisfação dos usuários com esse curto espaço, os tweets passaram em 2017 a ter 280 caracteres, total que se mantém até hoje.
É interessante analisar que o Twitter é uma espécie de blog pessoal, porém em um formato muito mais leve e dinâmico, que os blogs em geral. O fato de ser assim simples e ótimo para estimular as interações entre usuários, o número de pessoas que utilizam essa rede chegou a 186 milhões no mundo todo segundo as pesquisas do próprio Twitter em 2020, e em abril de 2022 a plataforma alcançou cerca de 229 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo. Por conta da demanda desse número gigantesco de usuários, o Twitter está disponível em cerca de 49 idiomas e conta com 38 escritórios em 23 países.
A instantaneidade do Twitter fez com que serviços de notícias, blogueiros, celebridades e pessoas comuns, mas com ideias divertidas ou até mesmo reflexões interessantes chegassem à mesma conclusão sobre a plataforma: com o Twitter podemos ser bem humorados, sérios, profissionais e pessoais de forma leve e rápida.
E o seu número de usuários não para de crescer, afinal quem nunca viu uma interação entre marca e público achou divertido, descobriu que o Twitter tem de tudo e mais um pouco e resolveu que não dá mais para perder esses momentos!
Como o Twitter funciona
Já falamos um pouco da história e o que é o Twitter em si, mas agora vamos conversar um pouco sobre seu funcionamento, como dissemos anteriormente o Twitter em geral é uma plataforma simples e sem complicações na hora do seu uso.
Você cria um perfil, utilizar seu nome real é uma opção sua, porém é preciso colocar um confirmação de idade, a plataforma exige que o usuário tenha pelo menos 13 anos de idade, e escolhe um @, que será a forma que pessoas e empresas podem te encontrar através desse mesmo @, após isso você pode ir preenchendo as informações que mais lhe convém, como por exemplo foto ou capa do seu perfil, uma pequena Bio, onde você pode colocar as informações que quiser, por tanto que nada no seu perfil infrinja as regras da plataforma, além disso existe a opção de fixar um tweet no seu timeline , assim você e qualquer outro usuário que acesse seu perfil pode ler a mensagem deixada.
E como estamos falando durante todo este artigo o Twitter é uma plataforma bem simples direta de usar, inclusive em campanhas de Marketing Digital, pois os recursos que vamos mostrar do twitter permitem a criação de boas estratégias de marketing.
Follow e Unfollow
O recurso de Follow e Unfollow é nada mais que seguir um perfil ou deixar de seguir esse perfil dentro do Twitter. O ato de seguir um usuário é a base principal de todos os tipos de interações ou notícias que podem aparecer no seu timeline. Os seguidores são pessoas que estão acompanhando todas as publicações de um perfil, onde podem interagir não só com comentários mas outras ações como curtir e compartilhar.
Além de tomar a iniciativa de seguir alguém, você sempre pode retribuir às pessoas que começaram a seguir seu perfil com o botão de “Seguir de Volta”.
Replay
O recurso de replay é o recurso utilizado para responder uma publicação que possa estar na sua timeline, o replay é representado por um balão. O replay é a forma mais rápida de interação direta e assim que o usuário clicar no balão ele pode responder a publicação com uma nova mensagem ou com o uso de mídias, como fotos, vídeos, dependendo da sua ideia e foco.
O replay também é forma que os usuários do Twitter encontraram para criar threads, aquilo que chamamos de continuação de mensagens sobre o mesmo conteúdo. E cada mensagem, mesmos a que são resposta para publicações podem contar com outros símbolos respectivamente além do que representa o replay, como retweetar – uma forma de compartilhar o tweet dentro da plataforma -, curtir e compartilhar para outros aplicativos ou até mesmo como mensagem direta.
Retweets
O Retweet como falamos é uma forma de compartilhar aquela publicação que você achou interessante para seu próprio perfil. Assim seus seguidores podem ver a mesma mensagem que você, porém dentro da sua página, mas assim como compartilhar no Facebook, o twitter também deixa o nome do autor original. Você pode fazer o RT (Retweet) com ou sem comentários.
É importante para a relevância e posicionamento da sua marca usar de bom RTs, chamando mais atenção ainda dos usuários para seu perfil.
Curtir
Igual ao Instagram, o coração representa a opção de curtida em um tweet publicado. E o mais importante, toda vez que algum de seus seguidores curte suas publicações, o seu perfil começa a aparecer na timeline de terceiros, o que sem dúvidas significa que mais pessoas entraram em contato com seu trabalho e por consequência de um bom trabalho e conteúdo interessante seu número de seguidores aumenta.
Compartilhar e Bookmarks
A outra forma de interagir com publicações é a opção de compartilhar aquele tweet de forma direta para alguém dentro da plataforma – as mensagens diretas do Twitter é bem parecido com as DMs do Instagram – ou para alguém fora do próprio Twitter, compartilhando um link desta publicação no WhatsApp ou adicionar aos Bookmarks, onde você pode sempre visualizar o tweet.
Menções
As menções são quando tweets são criados e você pode colocar o @ de alguém, assim essa pessoa mencionada irá receber uma notificação. É por isso que vale mais a pena pensar sobre o que será colocado no seu @ do que o nome ou bio que estará em seu perfil.
Hashtags no Twitter
As hashtags estão presentes em todas as redes sociais possíveis e no Twitter não seria diferente. E o uso das Hashtags no Twitter é de extrema importância tanto para uma boa estratégia de marketing, seja para vender um produto ou serviço, quanto para criar um conteúdo divertido e interessante.
As hashtags são a forma mais fácil de encontrar seu perfil, em especial quando esse usuário não conhece seu @. Outro ponto interessante é que com a velocidade que as coisas acontecem no Twitter as hashtags podem estar envolvidas em grandes ações que ocorrem em tempo real.
Não se esqueça que você tem somente 280 caracteres para utilizar e por isso não use mais do que duas hashtags por publicação.
O Twitter Moments é o recurso do Twitter para que você fique por dentro das novidades do Brasil e do mundo com mais facilidade, pois esse recurso organiza em ordem cronológica o que está acontecendo em tempo real.
Você também pode criar seu próprio Moment, criando título, descrição e adicionando um tweet próprio no tema do assunto que você deseja acompanhar. Você pode criar um moment através da aba Moments ou pelo detalhes de um tweet.
Fleets do Twitter
Os Fleets são a versão do Twitter para o Story, afinal toda rede social de respeito deve ter sua própria versão de story. Os fleets tem a mesma função que os stories do Instagram, imagens que são publicadas ficam disponíveis por 24 horas e podem ser visualizadas por pessoas que acessarem seu perfil. Mas vale lembrar que os fleets só estão disponíveis pelo aplicativo mobile.
Outros recursos do Twitter
Além de todos esses recursos podemos encontrar no Twitter também a possibilidade de fazer listas, onde você pode organizar todos os perfis de pessoas e celebridades por grupo de interesse ou temática, esse recurso também permite organizar listas de pessoas que gostam e não gostam da sua marca. Os twitter cards são a solução para se compartilhar um link sem atrapalhar sua quantidade de caracteres.
A Multlinks é especialista em redes sociais!
Agora que já conhecemos mais sobre a história, seus recursos e como funciona o Twitter, saiba que essa rede social pode ser uma grande aliada em suas estratégias de marketing. Além disso, utilizando as redes sociais com sabedoria sua marca pode alcançar grandes resultados, basta confiar em uma agência que entende com perfeição o que seu negócio precisa e como transparecer isso para seu público. Vale a pena dizer que você pode sim cuidar das suas redes sociais sem problema algum, mas só o olhar de um profissional especializado sabe como lidar com todos os recursos que a ferramenta oferece.
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Nos vemos no próximo artigo.