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WhatsApp – Como usar o whatsapp para vender mais?
24 de novembro de 2022
O WhatsApp não só alcançou o status de plataforma para troca de mensagens rápidas mais baixada e utilizada do Brasil, mas como também se tornou peça fundamental para o mercado de vendas. Podemos apontar diferentes fatores para o sucesso dessa rede, como por exemplo a facilitação da troca de mensagens entre cliente e empresa, o fato de que você como dono da empresa pode utilizar o WhatsApp como nova forma de fornecer um SAC para seus clientes.
Além disso, o comportamento do próprio comprador vem sofrendo mudanças drásticas e cada vez mais estão buscando a plataforma para facilitar não só o contato com intuito de resolução de problemas, mas também como forma de comprar um produto ou serviço.
E por conta dessas mudanças o próprio WhatsApp vem se atualizando e proporcionando novos recursos para aumentar seu alcance e atingir de fato o lado dos negócios.
Como usar o whatsapp para vender mais?
O principal recurso que o WhatsApp investiu para integrar o mundo dos negócios foi sua versão Business. O WhatsApp Business é uma nova versão da plataforma voltada interinamente para empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive o Business é ideal para pessoas que trabalham como PJ/MEI.
A nova versão do aplicativo tem diversas funções que são apropriadas para empresas como por exemplo a possibilidade de verificar as métricas, assim conseguimos ter uma base mais clara do que está funcionando ou não nas estratégias adotadas.
Os recursos disponíveis no WhatsApp Business permitem que você saiba a quantidade de mensagens que foram enviadas pelas equipes, as que foram entregues aos clientes e quais destas mensagens foram lidas pelos usuários.
Outro ponto favorável para o uso do Business é que com ele você pode configurar mensagens automáticas e organizar os contatos de acordo com o momento na jornada de compras do cliente. O aplicativo fornece etiquetas que permitem organizar grupos nomeados como “novo pedido”, “pago”, “novo cliente”, entre outros, que facilitem separar os clientes por processos diferenciados.
Dentro do WhatsApp Business existe a função de inserir catálogos dentro da sua conta, essa ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, incluindo os valores. A existência do catálogo torna o processo de venda muito mais rápido e dinâmico, outro ponto é que a ferramenta também permite que você atualize esse mesmo catálogo, então não deixe de utilizar o recurso para atrair ainda mais seus clientes.
O que faz o WhatsApp ser uma boa opção para quem quer vender mais é como dissemos a facilidade do contato com o cliente, por isso é importante para conseguir virar uma venda no WhatsApp a rapidez na resposta, mesmo que seja uma automática é importante ter uma resposta de forma rápida, seus clientes buscam isso ao procurarem por você pela plataforma.
Um novo recurso do aplicativo são as Transmissões. As transmissões permitem que você mande mensagens em massa para diversos contatos sem precisar criar diferentes grupos, basta criar uma mensagem e enviar por transmissão para todos os contatos necessários.
As mensagem enviadas por transmissão aparecem como mensagem individual, o que criar para seu cliente a sensação de individualidade e que a mensagem foi pensada para suprir as necessidades dos clientes de formas única.
Mas só é possível enviar as mensagens para clientes que estão dentro da sua lista, por isso adicione os números previamente.
O conteúdo direcionado para os clientes dentro do WhatsApp Business deve estar sempre focado na teoria do funil, pois cada um de seus contatos da lista de transmissão está em uma fase diferente, o novo cliente não necessariamente estará interessado no conteúdo que o cliente antigo está.
Por isso é importante pensar de forma clara e objetiva quais são as necessidades de cada cliente, uma boa forma de manter esse padrão é utilizar um cronograma de mensagens.
Outro fator que faz total diferença é a clareza e objetividade da sua mensagem, se for enviar um áudio vá direto ao ponto, com as mensagens escritas também, sempre direto ao ponto para não perder seu cliente nesse processo.
Divulgação e Interação
A divulgação é essencial para conseguir realmente aumentar seu número de venda com o WhatsApp, seu cliente não tem como adivinhar qual seu número se você não investir em uma forma de deixar esse número no ar.
Então invista em uma Landing Page com as informações mais relevantes e tenha um botão de WhatsApp para facilitar o contato com seu cliente. Ofereça alguns benefícios, como cupons de desconto, e-books, infográficos entre outros mimos que possam agradar ainda mais seus clientes.
Além de todos os recursos, o WhatsApp por facilitar o contato com o cliente também permite que você receba os feedbacks de forma mais direta. E é essencial que você escute seu cliente, o que é bom para um pode não ser bom para o outro, mas juntando as opiniões você pode encontrar o meio termo ideal do que seu público espera de você.
Treine sua equipe para se adaptar ao que os clientes esperam, forçar vendas não funcionam e a falta de atenção também é prejudicial, por isso ao ter acesso aos feedbacks e quais mensagens são lidas, faça uma espécie de cartilha para o atendimento ou até mesmo um tipo de treinamento onde você pode explorar pontos como empatia com o consumidor, como solucionar os problemas com agilidade e o cuidado que o cliente merece, como resolver situações de conflito e até mesmo como o colaborador deve agir quando o cliente não está disposto a escutar.
Aposte na inovação do atendimento e não se esqueça de ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre tudo, como lidam com os clientes, as necessidades, os processos da empresa, todas essas informações juntas criam uma equipe bem mais preparada. E uma equipe bem preparada é o que seu cliente busca não só para fazer uma compra mas também para se fidelizar ao seu negócio.
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Nos vemos no próximo artigo.