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Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?
26 de outubro de 2022
Você já ouviu falar de Inbound e Outbound? Ao passar dos anos, o marketing teve que se reinventar e criar termos que se tornaram bastante famosos no mundo do digital.
Podemos perceber essa mudança nas compras que fizemos. A 10 anos atrás era muito mais comum e as pessoas se sentiam mais confiantes em realizar suas compras presencialmente, falando cara a cara com o vendedor.
Atualmente os consumidores preferem verificar a qualidade do produto pela própria telinha do celular, afinal você consegue comparar preços, ver reviews e muito mais, a informação está em nossas mãos.
Nesta nova fase da tecnologia não é mais necessário se locomover até lojas ou bibliotecas para obter informações sobre o equipamento que planeja adquirir, basta dar um Google e tudo o que deseja está a um clique de distância.
A compra e venda sofreu uma grande mudança nesta era e com ela o conceito de Inbound e Outbound se estabeleceu neste setor.
Fique neste artigo e entenda a diferença entre duas ideias que revolucionaram o mundo do marketing digital. Confira!
O que é Inbound?
Mesmo que tenha um ar de novidade, o Inbound é uma ideia antiga que se consolidou com a globalização. Em português livre, Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração” Podemos afirmar que este conceito é a necessidade para vencer crises, ou seja, se reinventar.
Este processo de se reinventar e mostrar sua nova forma pode ser uma tarefa complicada, mas estamos aqui para ajudar a entender a sua importância. Arriscar-se é dar um pontapé para o novo.
A inovação é um item vital para solucionar diversas questões empresariais, mudando sua estratégia para o Inbound.
O seu principal objetivo é atrair novos clientes que possuam adoração por sua marca, tornando-se compradores fiéis, o estilo de venda “boca a boca” ainda é a melhor forma de aproximar os possíveis clientes, podemos observar isso com o nascimento dos influencers, que são pagos para falar bem de determinado produto.
O princípio desta ideia é despertar curiosidade, provocar o cliente para que venha até você. Lembre-se dos quatro pilares básicos de qualquer estratégia de Marketing:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
Para chegar ao ponto de interesse do cliente para que venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece é um caminho árduo que precisa de investimento.
Aposte na comunicação integrada, pense na linguagem audiovisual como forma de mensagem direta, tenha como objetivo coletar dados e analisar seus indicadores.
Entregue aos seus consumidores conteúdos de qualidade e fidedignos, a produção de posts em blogs e plataformas em redes sociais se torna combustível fundamental para o crescimento do Inbound.
Tenha em mente que estes conteúdos devem se comunicar através de uma mensagem direta e assertiva, não dê brechas para duplos sentidos ou margem para falsos entendimentos, isso não significa que você não possa brincar com as palavras.
Costumamos chamar todo este percurso para o sucesso de Funil de Vendas, que basicamente é o caminho que os potenciais clientes percorrem para virar um consumidor efetivo.
- Abuse de artimanhas do marketing como:
- Aumente o tráfego de seus sites;
- Aposte em conteúdos para redes sociais;
- Poste feedbacks de seus consumidores;
Não basta ter canais pontos de conversão se não possui conteúdos de qualidade, não é mesmo? Por esta razão é essencial apostar, em: Landing Pages, transformar leads em contatos.
Não podemos esquecer de seu grande diferencial no Inbound, é seu custo benefício, ou seja, você investe uma pequena quantidade de dinheiro e ele entrega um ótimo retorno. Quanto mais otimizado os seus conteúdos de SEO, a sua entrega será melhor.
O que é Outbound?
Conhecido como “marketing tradicional”, seu objetivo é correr atrás dos clientes, oferecendo seus produtos e serviços. O Outbound possui a ideia que não precisa necessariamente criar clientes fiéis e sim compradores, assim não gerando um interesse genuíno pela marca.
A busca incessante por novos clientes, ocorre por meio:
- Propagandas de rádios;
- TV;
- Jornais;
- Revistas;
- Cartazes;
- Patrocínios de eventos.
Neste conceito, todos e quaisquer publicidades que venham de meios tradicionais é válido.
Mas, se enganam que só podemos encontrar o Outbound desta forma, os meios digitais também estão se adequando a este método, através de propagandas que aparecem quando esta rolando o seu feed do Instagram, vendo vídeos no Youtube, assistindo stories, outras formas conhecidas, são:
- Banners;
- E-mails;
- Pop-ups.
Se está pensando em investir em Outbound, terá que desembolsar uma grana, pois as mídias são bem caras já que usará de meios tradicionais.
Agora que você já sabe o que são os conceitos de Outbound e Inbound é importante pensar em qual metodologia de venda planeja seguir.
Não necessariamente precisa escolher uma e seguir somente com ela, o interessante é mesclar estes dois formatos, formando uma característica própria, obtendo mais resultados.
Marketing Outbound:
- Foco na propaganda por meios tradicionais;
- Empresa procura clientes;
- Comunicação de mão única;
- Chamada ativa via outdoors, TV, chamadas, revistas, rádios, anúncios;
- Maior custo na aquisição de novos clientes;
- Marketing de interrupção (comerciais enquanto assiste vídeos);
- Lista não segmentada.
Marketing Inbound:
- Foco central é passar conteúdos;
- O cliente vai atrás da empresa;
- Comunicação de via dupla;
- Chamada através de ferramentas de busca SEO;
- Menor custa, maior economia e fidelização dos clientes;
- Marketing de permissão;
- Lista segmentada.
Estas diferenças vão servir de base em sua escolha de inovação. Foque no seu público alvo e defina suas metas, desenvolva uma história para sua marca e crie conteúdos, desta maneira sua marca jamais sairá do campo visível do mundo digital.
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