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Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?

26 de outubro de 2022

Você já ouviu falar de Inbound e Outbound? Ao passar dos anos, o marketing teve que se reinventar e criar termos que se tornaram bastante famosos no mundo do digital.

Podemos perceber essa mudança nas compras que fizemos. A 10 anos atrás era muito mais comum e as pessoas se sentiam mais confiantes em realizar suas compras presencialmente, falando cara a cara com o vendedor.

Atualmente os consumidores preferem verificar a qualidade do produto pela própria telinha do celular, afinal você consegue comparar preços, ver reviews e muito mais, a informação está em nossas mãos.

Nesta nova fase da tecnologia não é mais necessário se locomover até lojas ou bibliotecas para obter informações sobre o equipamento que planeja adquirir, basta dar um Google e tudo o que deseja está a um clique de distância.

A compra e venda sofreu uma grande mudança nesta era e com ela o conceito de Inbound e Outbound se estabeleceu neste setor.

Fique neste artigo e entenda a diferença entre duas ideias que revolucionaram o mundo do marketing digital. Confira!

O que é Inbound?

Mesmo que tenha um ar de novidade, o Inbound é uma ideia antiga que se consolidou com a globalização. Em português livre, Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração” Podemos afirmar que este conceito é a necessidade para vencer crises, ou seja, se reinventar.

Este processo de se reinventar e mostrar sua nova forma pode ser uma tarefa complicada, mas estamos aqui para ajudar a entender a sua importância. Arriscar-se é dar um pontapé para o novo.

A inovação é um item vital para solucionar diversas questões empresariais, mudando sua estratégia para o Inbound.

O seu principal objetivo é atrair novos clientes que possuam adoração por sua marca, tornando-se compradores fiéis, o estilo de venda “boca a boca” ainda é a melhor forma de aproximar os possíveis clientes, podemos observar isso com o nascimento dos influencers, que são pagos para falar bem de determinado produto.

O princípio desta ideia é despertar curiosidade, provocar o cliente para que venha até você. Lembre-se dos quatro pilares básicos de qualquer estratégia de Marketing:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Para chegar ao ponto de interesse do cliente para que venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece é um caminho árduo que precisa de investimento.

Aposte na comunicação integrada, pense na linguagem audiovisual como forma de mensagem direta, tenha como objetivo coletar dados e analisar seus indicadores.

Entregue aos seus consumidores conteúdos de qualidade e fidedignos, a produção de posts em blogs e plataformas em redes sociais se torna combustível fundamental para o crescimento do Inbound.

Tenha em mente que estes conteúdos devem se comunicar através de uma mensagem direta e assertiva, não dê brechas para duplos sentidos ou margem para falsos entendimentos, isso não significa que você não possa brincar com as palavras.

Costumamos chamar todo este percurso para o sucesso de Funil de Vendas, que basicamente é o caminho que os potenciais clientes percorrem para virar um consumidor efetivo.

  • Abuse de artimanhas do marketing como:
  • Aumente o tráfego de seus sites;
  • Aposte em conteúdos para redes sociais;
  • Poste feedbacks de seus consumidores;

Não basta ter canais pontos de conversão se não possui conteúdos de qualidade, não é mesmo? Por esta razão é essencial apostar, em: Landing Pages, transformar leads em contatos.

Não podemos esquecer de seu grande diferencial no Inbound, é seu custo benefício, ou seja, você investe uma pequena quantidade de dinheiro e ele entrega um ótimo retorno. Quanto mais otimizado os seus conteúdos de SEO, a sua entrega será melhor.

O que é Outbound?

Conhecido como “marketing tradicional”, seu objetivo é correr atrás dos clientes, oferecendo seus produtos e serviços. O Outbound possui a ideia que não precisa necessariamente criar clientes fiéis e sim compradores, assim não gerando um interesse genuíno pela marca.

A busca incessante por novos clientes, ocorre por meio:

  • Propagandas de rádios;
  • TV;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Cartazes;
  • Patrocínios de eventos.

Neste conceito, todos e quaisquer publicidades que venham de meios tradicionais é válido.

Mas, se enganam que só podemos encontrar o Outbound desta forma, os meios digitais também estão se adequando a este método, através de propagandas que aparecem quando esta rolando o seu feed do Instagram, vendo vídeos no Youtube, assistindo stories, outras formas conhecidas, são:

Se está pensando em investir em Outbound, terá que desembolsar uma grana, pois as mídias são bem caras já que usará de meios tradicionais.

Rear side of Audiences sitting and listening the speackers on the stage in low light conference hall, event and seminar concept

Agora que você já sabe o que são os conceitos de Outbound e Inbound é importante pensar em qual metodologia de venda planeja seguir.

Não necessariamente precisa escolher uma e seguir somente com ela, o interessante é mesclar estes dois formatos, formando uma característica própria, obtendo mais resultados.

Marketing Outbound:

  1. Foco na propaganda por meios tradicionais;
  2. Empresa procura clientes;
  3. Comunicação de mão única;
  4. Chamada ativa via outdoors, TV, chamadas, revistas, rádios, anúncios;
  5. Maior custo na aquisição de novos clientes;
  6. Marketing de interrupção (comerciais enquanto assiste vídeos);
  7. Lista não segmentada.

Marketing Inbound:

  1. Foco central é passar conteúdos;
  2. O cliente vai atrás da empresa;
  3. Comunicação de via dupla;
  4. Chamada através de ferramentas de busca SEO;
  5. Menor custa, maior economia e fidelização dos clientes;
  6. Marketing de permissão;
  7. Lista segmentada.

Estas diferenças vão servir de base em sua escolha de inovação. Foque no seu público alvo e defina suas metas, desenvolva uma história para sua marca e crie conteúdos, desta maneira sua marca jamais sairá do campo visível do mundo digital.

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