Indexação de Sites – Como indexar seu site no Google?

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O principal motivo para qualquer empresa criar um site é ter um posicionamento da sua marca online, mas sabemos que não é apenas criar um site precisamos indexar o site no Google e posicionar nas primeiras páginas para obter novos clientes, ou seja, colocar o seu negócio nas principais posições para que seu público alvo encontre sua empresa com mais facilidade, e para fazer isso considerando o volume alto de concorrência temos que pensar da maneira mais simples e criativa para acontecer essa indexação na primeira página.

Importante lembrar que não basta simplesmente ter um site e esperar que colocar algumas páginas online já apresentaram bons resultados, que o Google já coloque nas primeiras posições e tudo estará resolvido. Pelo contrário, o processo de colocar um site novo no ar e chegar de fato às melhores posições não acontece da noite para o dia, é um trabalho de médio a longo prazo, é preciso todo um cuidado e um planejamento estratégico para que esse novo site possa de fato proporcionar bons resultados e colocar a sua marca em maior visibilidade para seu público.

Para que o Google encontre seu site ele precisa ser informado da existência dele antes de mais nada e esse processo é o que chamamos anteriormente de indexar o site no Google, claro que você pode esperar que isso ocorra naturalmente, porém o tempo que esse processo pode levar é bem maior do que se você der uma certa ajudinha.

Quando falamos em indexar o site no Google significa a grosso modo colocar o site na raíz do Google, ou seja, colocá-lo no índice de pesquisa oferecendo todas as informações e explicações devidas do seu site para o seu público, assim permitindo que o Google possa encontrar seu site com mais facilidade.

É importante ressaltar que não existe um único processo de indexação, na realidade são um conglomerado de técnicas e estratégias que proporcionam esse resultado. Conheça quais são as principais técnicas e estratégias utilizadas para o processo de indexação de site no Google.

Como indexar seu site no Google?

Como falamos para fazer a indexação de um site utilizamos diferentes técnicas que proporcionam bons resultados para os parâmetros de qualidade do Google, e consequentemente melhoram as chances dos robôs de análise para encontrar seu site e colocá-lo no índice de pesquisa.

Indexar o site através das URLs

Uma das primeiras técnicas para indexação de um site é apresentar as URLs ao Google, alguns podem não concordar com essa técnica porém é importante deixar bem claro que apresentar uma URL não gera nenhuma punição para seu site com o Google. A plataforma não considera uma técnica de black hat e por isso, caso seu site não tenha muitas páginas, apresentar as URLs ao Google pode ser uma boa opção.

Ainda em relação às URLs, outra técnica que apresenta bons resultados é o uso de Sitemap, ou mapa do site. O sitemap é uma lista de todas as URLs presentes no seu site, ou seja, todas as páginas presentes no seu site geram urls e essas urls podem ser incluídas dentro desse Sitemap.

Não há nenhum tipo de penalidade acarretada pelo uso dessa técnica, ainda porque o próprio Google indica o uso de Sitemap para novos sites, pois com essa listagem os bots do google, em especial do Google, vão encontrar metadados úteis e necessárias para que possam indexar as páginas do Sitemap.

O que pode ocorrer com indexações de Sitemap é que todas as páginas podem entrar no jogo, e quando falamos todas estamos incluindo páginas com conteúdo duplicado, login para áreas mais restritas entre outras páginas que você talvez não queira que apareça de fato nas pesquisas do Google.

Para ainda ter os benefícios do Sitemap sem se preocupar com os bots entrando em páginas que você não quer podemos utilizar o arquivo chamado de robots.txt, esse arquivo demonstra ao bots das plataformas de pesquisas que páginas são permitidas ou proibidas de indexar. O robots.txt pode até retirar do índice de pesquisas uma página já indexada.

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Mulher digitando um artigo.

Indexar com uso de recursos do Google

Além das técnicas que o Google recomenda ou considera viáveis, a própria plataforma disponibiliza alguns recursos que podem facilitar a indexação do seu site, como por exemplo o uso do Google Search Console.

O Google Search Console é uma ferramenta para quem tem um site e ajuda tanto na indexação quanto para realizar a manutenção das páginas. Com o Search Console por exemplo podemos apresentar as URLs e criar os Sitemaps e quando uma página não indexou corretamente podemos ter acesso a raíz do problema com essa mesma ferramenta.

O Search Console fornece relatórios com os problemas de indexação, mostrando não só o problema de fato como também o que podemos fazer para resolvê-lo. Além disso, casos muito graves podem ser enviados por e-mail pelo Google Search Console.

Além do Search Console, o Google também fornece outro recurso com bons resultados no processo de indexação de um site, o Google Analytics. O Google Analytics é uma ferramenta de análise de métricas, com esse recurso podemos acompanhar todos os dados importantes do site, como número de acessos ou a preferência dos visitantes.

Como para instalar o Analytics precisamos copiar um código de rastreamento direto no código-fonte do seu site, a ferramenta identifica o que o usuário é o proprietário do site e acompanha os dados gerados sem riscos de violação.

Dessa forma, assim que ativamos o Google Analytics em um site sinalizamos para o Google sua existência e com isso agilizamos o processo de indexação.

Indexação de um site na base do conteúdo

Além de todos os recursos mais técnicos que podemos utilizar para indexar site no Google, temos também as técnicas mais orgânicas como o uso de blogs. Blogs são essenciais para estratégias de indexação de um site, em especial porque blogs geram conteúdos constantes, novas páginas e novos links. Todo esse novo material facilita ainda mais que o Google enxergue aquele site como importante e coloque-o no índice de pesquisa.

É inegável que sites com blog são os que apresentam melhores resultados diante de sites mais estáticos. Os blogs são técnicas que dão um pouco mais de trabalho que as outras que falamos até agora, porém os resultados são muito positivos, por isso vale muito a pena investir nesse recurso.

Invista pesado no marketing de conteúdo, ou seja, não só um bom blog com informações relevantes, mas também as páginas do seu site precisam ter um bom conteúdo, extenso o suficiente para chamar mais atenção do Google em si o que automaticamente melhora a posição do site no índice de pesquisa, tenha objetivos definitivos, incentive seu visitante a entrar em contato, procure sempre engaja-lo com seu site. O Google enxerga que se o usuário tem uma boa experiência o seu site é uma referência e possui autoridade no assunto, e isso trará melhores resultados possíveis para você.

O conteúdo é o segredo do negócio e tornar-se referência é o que vai fazer não só as páginas do seu site indexar mas também permite que seu site suba consideravelmente em posições nos pesquisadores. Outra técnica que ajuda nesse processo é o uso de link building.

Utilize links internos que vão levar ao usuário a explorar ainda mais seu site e os Googlebots abrirem ainda mais portas para outras páginas, o que as colocam em melhores posições no pesquisador.

Existem também as possibilidades de links externos, aqueles links que podem ser colocados na sua publicação apontando outros sites que tenha um conteúdo considerado relevante por você, mas é válido dizer que pode ser feito porém é um recurso que precisa ser pensado com muito cuidado, afinal você está levando seu leitor para outro domínio e se for feito sem um pensamento por trás você pode estar afastando um cliente.

Redes sociais também podem ser uma boa forma de indexar site no Google e se você ainda não enxergou as possibilidades nas redes sociais, seu negócio está perdendo grandes oportunidades. Com as redes sociais você pode promover links para seu site e quando o Google estiver vasculhando por novidades ele pode se deparar com suas publicações.
Além disso, quanto mais posts de qualidade você fizer melhor são os números de seguidores, o que para o Google representa a confiabilidade do seu perfil e isso contribui para a melhorar o posicionamento nos pesquisadores.

O que não fazer para indexar seu site no Google

Saber o que fazer não ficou difícil e mostramos várias opções que podem trazer bons frutos para seu negócio, porém é essencial que você saiba o que não pode ser feito para indexação de um site. Não utilize técnicas de Black Hat para alcançar uma boa indexação do seu domínio.

Se o Google, Bing, Yahoo ou qualquer outro pesquisador identificar uma destas técnicas no seu site você vai ser punido e cada punição diminui as chances da sua empresa alcançar boas posições! Técnicas de Black Hat são muito arriscadas para serem usadas de forma livre, por isso por mais que possa parecer tentador e interessante, as punições afastam ainda mais seu site do objetivo principal, gerar leads e lucros.

A Multlinks não utiliza estas técnicas por entender que os riscos são muito maiores que os benefícios, nós buscamos proporcionar a indexação do seu site com técnicas aprovadas pelo Google. Nosso SEO busca melhorar seu posicionamento e aumentar o número de palavras indexadas sem colocar em risco seu site.


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Nos vemos no próximo artigo.

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