Google Analytics G4 – O que é o Google Analytics G4?

Google Analytics G4

O Google está sempre buscando novas inovação para suas ferramentas, como a ferramenta do Analytics, que se você já tem algum negócio já deve estar um tanto quanto familiarizado com esse termo, o Google trouxe uma atualização para uma das ferramentas já existentes, o Google Analytics G4 que era conhecido antigamente como App + Web, uma forma mais moderna de analisar o tráfego do seu site.

Vamos explicar para você o que muda para seu site e a análise do seu tráfego com a nova atualização dessa ferramenta do Google Analytics

O que é o Google Analytics G4?

A intenção do Google ao introduzir essa atualização da ferramenta era arrumar diversos problemas e erros que eram constantes reclamações dos usuários, além disso o update é a oportunidade perfeita para trazer novas funcionalidades para análise de dados comportamentais dos usuários.

foto Google Analytics G4 02

A principal mudança com essa atualização está na facilidade e forma como a ferramenta capta os dados de tráfego de cada usuário que visita um site. Agora com o GA4 (Google Analytics 4) algumas funções ficaram mais rápidas e completas, como por exemplo a integração dos dados do site e aplicativo – caso seu negócio tenha um – com o GA4 é possível unir ambas informações no mesmo lugar.

A atualização facilita o rastreamento entre domínios, ou seja, se você trabalha com múltiplos domínios e subdomínios, o GA4 facilita o controle desses dados e assim fica mais fácil para que você possa rastrear os usuários entre os seus múltiplos domínios.

Você sabe qual a importância de colocar um conteúdo rico em informações e diversidade de formatos em um site, são esses detalhes que atraem clientes, e o Google tem total consciência disso, por isso no GA4 existe uma otimização das métricas, agora é possível rastrear novas formas de engajamento.

Como visualizações de vídeos do YouTube que estão incorporados ao site, a rolagem da tela, clicks em links externos e outros tipos de interações que ocorrem de forma automática. A nova versão do App+Web também traz novas formas de analisar e apresentar dados, em especial para sites que trabalham em diversos países com o Analysis Hub (central de análise).

O GA4 ainda não é uma ferramenta totalmente completa, faltam algumas funções que já existia na ferramenta anteriormente porém é um fato que cada vez mais o Google irá investir nessa inovação e trazer mais funções e melhores para a ferramenta.

Mas se você ainda não sente total segurança em migrar para o GA4 e perder outras funções do Analytics, você sempre pode criar uma propriedade específica só para o GA4 e utilizar em outra propriedade a versão antiga.

As informações analisadas no GA4

Os dados da aba à esquerda que são analisados no Google Analytics 4 são a amostra do volume e origem dos usuários que chegam no site, além disso também é possível analisar o comportamento por canal de aquisição.

Se verifica o engajamento, as páginas mais acessadas, as ações realizadas dentro das páginas e todas as ações que o usuário toma dentro do site. Para E-commerces é possível analisar a monetização, sendo que é analisada a receita de vendas do site, do App e o resultado dos anúncios do Google Shopping ou Ads.

No GA4 é analisado alguns pontos do comportamento do usuário, você pode ter acesso também a quantas vezes aquele cliente voltou ao site e qual a frequência, às informações demográficas como idade, gênero, interesses, cidade e região de origem dos usuários.

O Google Analytics G4 também reconhece e salva qual tipo de tecnologia foi utilizada para acessar aquele site, seja um computador (desktop) ou celular (mobile), qual sistema operacional do computador ou celular usados, qual o navegador que foi usado e em qual resolução de tela.

O Analysis Hub sintetiza todos esses dados para dar a visão completa do funil de conversão ou ilustrar de forma mais objetiva quais informações são importantes sobre as características de comportamento do seu usuário no site.

A Multlinks é especialista em Google Analytics!

Agora que já conhecemos mais sobre a nova atualização Google Analytics G4 e sua importância para analisar os dados de acesso do seu site, vale a pena lembrar que você pode até mexer você mesmo no Analytics, mas só o olhar de um profissional especializado sabe como lidar com todas as informações que a ferramenta oferece.

A equipe profissional com todas as características que você está buscando para dar uma alavancada no sucesso do seu negócio você pode encontrar na Multlinks.

Contamos com profissionais especialistas em Google Analytics e todas as ferramentas oferecidas, sites e mídias sociais no geral. O foco da Multlinks é proporcionar o melhor cenário para que seu negócio possa rankear entre os primeiros nas páginas de buscadores e avançar em um caminho de sucesso.

E nessa jornada a Multlinks se orgulha de estar sempre ao seu lado como a parceira ideal para que seu negócio trilhe o caminho do sucesso!


Quer melhorar os resultados de suas vendas? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!