Otimização de site: 3 boas práticas para aparecer mais nos resultados das buscas

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Qualquer pessoa que comece a empreender imediatamente pensa em criar seu próprio espaço dentro da internet, onde poderá disponibilizar todas as informações relevantes sobre os produtos ou serviços que vende. Mas, sem uma boa otimização de site, esse espaço pode ficar abandonado, sem nenhum cliente em potencial para conhecer seu conteúdo.

É muito comum, por sinal, principalmente para quem está iniciando como empreendedor, achar que basta criar um site para que ele comece a gerar resultados sozinho, e acabar investindo tempo em ações de marketing que não necessariamente irão trazer bons resultados. Elas até podem resultar em leads e vendas, claro.

Mas, acredite: um site bem otimizado tem o poder de fazer com que qualquer empresa venda muito todos os meses, sem que tenha que fazer investimentos.

Você se sente perdido em relação a isso, e gostaria de saber como, exatamente, deve agir para que a sua marca esteja no topo dos resultados das buscas?

A gente vai te ajudar!

Continue a leitura dos tópicos a seguir para entender mais sobre o processo de otimização, e considere adotá-lo em seu negócio literalmente hoje mesmo, pois isso é perfeitamente possível.

O que é otimização de site

Antes de saber quais são as boas práticas da otimização de site que você precisa adotar, é preciso que você saiba o que vem a ser a otimização em si.

E a explicação não poderia ser mais simples:

A otimização de sites nada mais é do que a aplicação de técnicas e estratégias que têm por objetivo fazer com que um determinado site se destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

Sabe quando você pesquisa por “empresa dedetizadora”, por exemplo, e encontra como resultado diversos sites de empresas desse setor?

Esses sites ocupam a primeira página dos resultados justamente por terem feito um ótimo trabalho de otimização!

Vale frisar, por sinal, que esse trabalho vai além do foco nos mecanismos em si: ele também deve ser feito considerando entregar a melhor experiência para o usuário. Afinal, “uma coisa puxa a outra”, sabia?

Um site que proporciona boa experiência de navegação retém seus visitantes por mais tempo. E, quanto mais as pessoas navegam pelas páginas, mais o Google (ou outro buscador) entende que esse é um site relevante.

3 boas práticas de otimização de site que sua empresa precisa adotar

 

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As boas práticas de otimização de site, portanto, precisam focar no SEO (Otimização Para os Mecanismos de Busca) e também na estrutura do site como um todo, para que ele tenha uma interface que torne a navegação fácil e intuitiva.

Veja, abaixo, os exemplos de práticas que devem ser seguidas por sua empresa na internet:

1. Trabalhar o SEO em literalmente todas as páginas

Se o objetivo é obter destaque na primeira página do Google, não há outra saída: é imprescindível trabalhar muito bem o SEO em todas as páginas do seu site.

Vale lembrar, porém, que esse trabalho deve estar focado tanto nos textos quanto em outros elementos, como as URLs e as imagens.

Aliás: você sabia que muitas pessoas fazem pesquisas no Google tendo como foco os resultados da aba “Imagens”?

Logo, ao nomear cada imagem do seu site da forma correta, maiores são as suas chances de atrair possíveis clientes também por meio desses resultados.

2. Se certificar de que o site seja responsivo

As pessoas estão com o mundo na palma da mão, graças ao celular. Logo, ao procurarem por determinado serviço ou produto na internet, não precisam mais utilizar um computador.

Ocorre, porém, que muitos sites não são responsivos, o que quer dizer que não são otimizados para abrirem nas configurações certas para esse tipo de tela.

Assim, abrem com imagens e textos “estourados”, representando uma péssima experiência para o usuário. Lembrando que, se a experiência é ruim, o usuário abandona o site rapidamente. E isso, para o Google, é sinal de que o site em questão não merece destaque.

3. Direcionar literalmente tudo do site para aquilo que a persona busca

Se sua empresa trabalha com serviço de dedetização, e é isso que sua persona busca, é importante não perder tempo criando textos genéricos, focados no quanto sua equipe é esforçada e preza pela qualidade, por exemplo.

Mesmo porque, isso é o mínimo que se espera.

A otimização de site, nesse caso, deve ocorrer de forma a mostrar o real diferencial da empresa, e responder às principais perguntas que a persona tem, como tempo para realização do serviço, estimativa de valores, quais tipos de pragas são eliminados, entre outras coisas.

Se o usuário encontra o que ele precisa, as chances de ele clicar no botão do WhatsApp ou preencher o formulário de contato são imensas. E, uma vez que ele adota tal ação, imediatamente mostra para o Google que seu site merece mais espaço nos resultados das buscas.

Deixe essa tarefa nas mãos de quem realmente entende do assunto

As 3 práticas de otimização de site citadas acima são apenas alguns exemplos do que toda e qualquer empresa precisa fazer, caso queira ocupar lugares de destaque nos resultados das pesquisas que os usuários fazem diariamente.

E, como foi possível notar, não se trata de algo necessariamente simples de ser feito. Todo esse processo demanda tempo, por envolver alguns estudos e testes. E demanda, também, um pensamento estratégico, que raramente o próprio empreendedor consegue ter, uma vez que precisa focar em diferentes frentes do seu negócio.

Isso sem citarmos toda a parte da mensuração, que precisa ser acompanhada de perto:

Como o site, e suas respectivas páginas, estão ranqueando após a otimização?
Quantas visitas diárias estão sendo recebidas?

É preciso mensurar os resultados justamente para obter as respostas para as perguntas acima, e para muitas outras.

E, também nessa etapa, a pessoa responsável precisa ter um pensamento estratégico, e ter conhecimento do que está fazendo.

Por isso, a principal dica que você pode seguir é: deixe a otimização do seu site nas mãos de uma empresa que seja especialista nesse tipo de serviço.

Tem dúvidas sobre qual empresa escolher? Visite nosso site agora mesmo: somos uma agência especialista na criação e na manutenção de sites de alta performance.

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