Ter como recurso o uso de um planejador de palavra-chave é fundamental para que o site da sua empresa possa obter sucesso na internet.
Após a leitura deste artigo, você compreenderá como a escolha das palavras-chave apropriadas impactam os seus resultados de campanhas pagas e de SEO.
O que são palavras-chave?
Entender o conceito amplia as suas possibilidades em ter as melhores estratégias de Marketing Digital e ter melhores retornos de todos os investimentos realizados.
Palavra-chave, oriunda da tradução de keyword, nada mais é que o norte que guia as ações comportamentais na internet.
Para ficar mais claro, é o uso de palavras e/ou frases que conseguem unir uma pesquisa com sites que têm a resposta sobre determinado assunto, produto, serviço etc.
Exemplo de palavra-chave
Digamos que você esteja interessado em encontrar um novo fornecedor de matéria-prima para a sua empresa que vende camiseta. Hoje em dia, é natural que antes de agendar uma reunião e fechar negócio, as pessoas procurem referências na internet.
Quando você digita em um site de buscas (Google, Bing ou Yahoo!, por exemplo) a palavra “fornecedor de tecido para camisetas” está utilizando uma palavra-chave para localizar o site que suprirá suas necessidades.
Quer saber mais sobre o que são palavras-chave?
Leia o nosso artigo:
O que é Palavra-Chave: Aprenda como escolher a melhor
As 5 melhores ferramentas para escolher a palavra-chave
Agora, invertendo o exemplo. E se você é o fornecedor de tecidos para camisetas e deseja ser uma das primeiras opções que aparecerá na SERP (página de resultados dos buscadores)? Como conseguirá ultrapassar os seus concorrentes?
É exatamente para isso que o planejador de palavra-chave serve e auxilia todo o trabalho de produção de conteúdo.
Atualmente, há inúmeros planejadores de palavras-chaves com opções pagas ou gratuitas. Nós listamos as cinco melhores, as suas funcionalidades e como elas são importantes.
1 – SemRush
A SemRush aparece em nosso ranking em primeiro lugar por oferecer ferramentas que conseguem integrar diversas estratégias de Marketing de Conteúdo em um mesmo ambiente, o que poupa o tempo de execução.
Ao acessar o site, você pode inserir a palavra-chave ou o link do seu site para receber uma lista de opções que tenha relação com o seu propósito. Além de identificar quais palavras relacionadas ao seu site estão ranqueadas em quais posições.
Lembre-se de trocar para o português antes de pesquisar a palavra-chave.
Versão Gratuita do SemRush
É limitada e exige que você faça um cadastro para ter acesso apenas a 10 solicitações de pesquisa sem custos.
Versão Paga
Libera todos os recursos para analisar o volume de busca por cada palavra-chave, palavras relacionadas, semântica etc. Além disso, fornece valiosas informações para uso em resultados orgânico (SEO) e links patrocinados (para uso com o Google Ads), bem como permite a análise sobre os seus concorrentes.
2 – LSIGraph
Apesar da sua interface ser em inglês, a busca por uma palavra-chave em português pode ser feita sem afetar os resultados indicados.
Gratuitamente, só é possível realizar três pesquisas por dia.
3 – Keyword Tool
Para saber a quantidade exata do volume de busca para o termo pesquisado, você precisa investir em um dos pacotes pagos do Keyword Tool.
Além dos resultados relacionados ao Google, é possível analisar sobre o YouTube, Bing, Amazon, eBay, App Store e Instagram.
4 – Ubersuggest
O Ubersuggest é bem semelhante ao SemRush com a vantagem de fornecer todas as informações gratuitamente e sem necessidade em realizar o cadastro.
Você identifica o volume de busca, o grau de dificuldade da palavra-chave e as informações para os links patrocinados. Além disso, pode analisar ideias de palavra-chave e quais sites aparecem na primeira página do Google.
5 – Planejador de Palavra-Chave do Google
Em nosso artigo Vender pela Internet: Conheça as regras do jogo nós enfatizamos como o Google lidera a internet. E se ele é o dono da bola nada melhor que usar a ferramenta que ele disponibiliza, não é mesmo?
Basta ter uma conta no Google Ads, antigo Google Adwords, para ter acesso às inúmeras ferramentas disponíveis para a sua campanha. Entre elas está o Planejador de palavra-chave que contribui para você identificar quais delas são mais relevantes.
Encontrar novas palavras-chave
Indica qual é a média mensal de pesquisa para a palavra pesquisada, analisa a concorrência e os possíveis lances.
Ver volume de pesquisa e previsões
É o campo que você pode utilizar para entender o comportamento da palavra-chave escolhida com base nos anúncios que já foram feitos.
Há dados sobre a média de pesquisas mensais por cliques, as impressões (visualizações) etc.
Como montar a sua lista de palavras-chave?
É muito importante que você entenda que não precisa trabalhar com todas as palavras-chave para aparecer na primeira página. Pelo contrário, excesso de palavras sobre o mesmo assunto tendem a dividir relevância e prejudicar o ranking.
Vale a pena dividi-las em long tails (caudas longas) e head tails (caudas curtas)
Quando usar as Long Tails
O blog é o espaço mais adequado para trabalhar com as long tails, pois fornece um ambiente mais dinâmico e com múltiplas possibilidades para uso das palavras ou frases que resolvam diversos tipos de dúvidas.
Tenha um blog dentro do seu site, e explore diferentes tipos de conteúdo como por exemplo:
- Passo a Passo;
- Glossários;
- Educativos;
- Resenhas;
- Experiências;
- Checklist;
- Listas;
- Pesquisas;
- Lançamentos;
- Como fazer;
- Como usar.
Há inúmeras possibilidades para você explorar.
Quando usar as Head Tails
Já as palavras-chave de cauda curta são indicadas para uso em categorias, serviço, produtos e na home (página inicial do site), pois são mais gerais e tendem a responder uma busca direta (quando o consumidor já deseja comprar, e não ler e aprender sobre o assunto).
Palavras-chave negativas
Elas são utilizadas em campanhas pagas e tem como principal objetivo o de não vincular a sua marca a algum tipo de serviço ou produto que você não forneça.
Por exemplo: Se você vende carne vegana não deseja que o seu anúncio seja vinculado à carne de origem animal. Por este motivo, é recomendado que você negative palavras associadas aos hábitos carnívoros.
Segmentar a palavra-chave com base no comportamento das pessoas
Outra atitude que contribui para que o uso do planejador de palavra-chave seja eficiente é o de analisar o comportamento da sua persona (o cliente ideal), e para isso vale a pena analisar as informações fornecidas pelo Google Trends.
Google Trends
A ferramenta do Google que compara uma palavra-chave com a outra a fim de identificar qual vale mais a pena.
Imagina que você deseja montar uma loja de produtos veganos, e deseja saber se vale mais a pena criar conteúdos relacionados à carne de soja ou de lentilha. O Google Trends compara as duas e indica em quais regiões as palavras são mais buscadas.
Entenda quem é a persona do seu negócio
Reforçamos essa informação porque é extremamente importante entender como ela se comporta na internet. E se você não se preocupar com isso, os seus concorrentes se preocuparão e venderão a ela.
Identifique se a palavra-chave que deseja utilizar precisa de um conteúdo de venda direta, esclarecer uma dúvida ou mostrar como usar o seu produto/serviço. O planejador de palavra-chave é um facilitador ao planejamento, mas é necessário saber geri-lo.
Saiba como construir a persona ideal:
Definição de persona: Como criar uma para a sua empresa?
O valor da capacitação humana em gerir as palavras-chave
A tecnologia permitiu uma evolução à produção de conteúdo e abriu um leque de possibilidades. No entanto, encontrar as palavras-chave certas exige profissionais que compreendem as necessidades de personas diferentes e buscam as estratégias que envolvem excelentes resultados.
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