Blog
Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais
O que é? Como gerar e nutrir meu lead?
13 de setembro de 2022
Você quer entender tudo sobre lead? Está no lugar certo! Lead representa oportunidades de negócio dentro da empresa.
Lead não é uma tarefa fácil de se gerenciar e nutrir, precisa de muita dedicação para adquirir ótimos resultados no fim do mês.
Basicamente o processo do lead consiste em reconhecer o interesse em possuir determinado produto pelo cliente, ou seja, através de preenchimentos de formulários online, conseguimos identificar os dados para o contato com potenciais clientes.
Para quem busca aumentar ainda mais os números de vendas é essencial saber como nutrir o lead, por ser um fator determinante para o sucesso de sua empresa através do Marketing Digital.
Para que você e sua empresa tenham um alto rendimento é crucial conhecer suas etapas para atrair interessados, neste caminho.
Além do crescimento profissional, ganhará confiança de seus clientes adotando uma comunicação integrada.
Para que isso ocorra, é fundamental que o conceito de lead esteja bem estabelecido ao traçar estratégias de Marketing.
Por isso, criamos esse artigo. Vamos nos aprofundar sobre o que é lead e como nutrir este conceito de forma automatizada.
O que é lead?
O lead ganhou força com o crescimento do Inbound Marketing, que traz consigo a perspectiva que a empresa não corra atrás dos clientes e sim os próprios clientes apareçam de forma estratégica. O uso de SEO e Marketing de Conteúdo fizeram com que a marca se destacasse perante as outras.
Lead é um conceito que todos os empresários devem conhecer, pois quando estamos falando dele, queremos nos referir sobre o interesse de alguém em seus produtos, ou seja, concluir vendas!
O lead é quando o seu cliente cede suas informações para a empresa, deixando registrado seu contato no banco de dados para poder manter uma relação mais próxima com o cliente, seja por e-mail ou WhatsApp.
Em outras palavras, Lead é mais conhecido como um potencial consumidor que por acaso se interessou em seus produtos.
Essas informações podem ser fornecidas através, de:
- Formulário;
- Solicitações de atendimento;
- Assinatura de newsletter;
- Solicitação de orçamento;
- Experimentou algum produto;
- Baixou algum material do site.
Tudo pode ficar salvo em seu banco de dados para ter acesso a envios de atualizações de produtos ou notícias de sua empresa, fazendo parte do funil de marketing e vendas.
Muitas empresas julgam o lead como desnecessário, por não entender a sua importância, é então que os empresários acabam errando! O uso deste conceito vem ganhando força no setor de vendas cada vez mais.
Para que o lead se transformem em clientes fiéis, utilize estratégias de marketing, através de social media, nutrição de leads e uma agência especializada em engajamento de vendas online.
Aposte na produção de conteúdos em seu site, muitas Keywords (palavras-chave) podem chamar a atenção de seus potenciais clientes. Pense fora da caixa e use o tempo de seu time de vendas ao seu favor!
Diferença entre lead, visitantes, prospects e contatos
Para facilitar ainda mais o seu entendimento é fundamental conhecer o que não é lead para não se confundir com o Inbound Marketing.
Visitantes
Os visitantes, como o próprio nome sugere, são pessoas que chegaram em seu site a partir de algum canal midiático e não diretamente, ou seja, elas conheceram a sua marca por outro local e decidiram visitar. Nesse setor a diversas pessoas:
- Jornalistas;
- Concorrentes;
- Possíveis compradores;
- Estudantes;
- Curiosos.
Prospects
Os prospects são filtrados pela equipe de marketing, eles vão utilizar de suas abordagens de persuasão para vender os seus produtos. Para ser um prospects precisa:
- Perfil alinhado com a da empresa;
- Poder de compra.
Contatos
Por outro lado, os contatos podem ser qualquer pessoa que está no alcance da empresa, independe se demonstrou interesse ou não. Basta a empresa possuir seu telefone ou e-mail.
Como gerar leads?
O Marketing Digital oferece diversas ferramentas para que o lead seja gerado de forma interessante para seus usuários, assim permitindo que os contatos, visitantes e prospects sejam convertidos em leads.
Para isso, é essencial saber escolher quais elementos irão te ajudar a gerá-los:
Landing Page
Landing Page é uma página focada na conversão de lead, ou seja, ela possui todos os elementos que geram um lead. Elas são um item chave para a estratégia de Marketing.
Formulário
O formulário é usado para colher os dados do lead. É fundamental que não seja muito extenso, fazendo com que desista no meio do percurso, as informações necessárias são:
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço.
Oferta
A oferta funciona como uma moeda de troca, você encaminha os seus dados e te enviamos ofertas relevantes, que motive a finalizar a compra.
CTA
A sigla é conhecida como chamada para ação, feita para indicar ao cliente ou leitor de maneira objetiva o que se deve fazer, exemplo:
- “Cadastre o seu e-mail”;
- “Entre em contato”;
- “Assine nossa newsletter”.
Essa é uma pergunta que muitos empresários fazem, e é uma resposta simples: comprometa-se a dar toda a atenção durante o processo.
É essencial que o cliente não se sinta sozinho, mesmo que a compra seja realizada virtualmente é interessante acompanhá-lo em sua decisão.
Durante todo o processo de compra pode surgir dúvidas:
- Desistência;
- Esquecer de finalizar a compra;
- Aceitar outra oferta.
O objetivo de nutrir o seu lead é nunca deixá-lo na mão. Você como marca, deve ofertar conteúdos que tragam valor ao cliente, não permita que ele desista no meio do caminho.
Nutrir também é lembrá-lo da importância de fechar com a marca, enviar e-mails como forma de retomar o contato e atribuir mais engajamento.
Fazer com que o cliente se sinta importante significa ganhar sua confiança. Demonstrar preocupação em resolver seus problemas. Foque em chamar a atenção por meio de conteúdos, como:
- Blog;
- E-mails de Marketing;
- Mídia Paga;
- Co marketing (mídia em que ambas as partes ganham);
- Cuide das suas mídias sociais.
Estes conteúdos servem como combustível para nutrir os leads. No Marketing Digital, dar apoio por meio de informações educativas, acrescentam no crescimento e desenvolvimento do fluxo de leads.
Para que você tenha sucesso em sua jornada não basta deixar que a estrutura se estabeleça sozinha, é necessário criar:
- Objetivos;
- Definir fluxo de pessoas;
- Fazer ações que demonstre interesse dos leads;
- Produzir conteúdos tanto para o blog quanto para os e-mails;
- Analisar os resultados.
Venha para a Multlinks
Identificar como gerar e nutrir os leads exige tempo e investimento. Nós da Multlinks podemos trazer a facilidade e a despreocupação em seu desejo de expandir.
Você não precisa passar por esse processo sozinho, quer melhorar os resultados da sua marca? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Sabemos os segredos para alavancar os seus números!
Tá esperando o quê? Não perca tempo e vamos juntos turbinar o seu negócio!