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O que é? Como gerar e nutrir meu lead?

13 de setembro de 2022

Você quer entender tudo sobre lead? Está no lugar certo! Lead representa oportunidades de negócio dentro da empresa.

Lead não é uma tarefa fácil de se gerenciar e nutrir, precisa de muita dedicação para adquirir ótimos resultados no fim do mês.

Basicamente o processo do lead consiste em reconhecer o interesse em possuir determinado produto pelo cliente, ou seja, através de preenchimentos de formulários online, conseguimos identificar os dados para o contato com potenciais clientes.

Para quem busca aumentar ainda mais os números de vendas é essencial saber como nutrir o lead, por ser um fator determinante para o sucesso de sua empresa através do Marketing Digital.

Para que você e sua empresa tenham um alto rendimento é crucial conhecer suas etapas para atrair interessados, neste caminho.

Além do crescimento profissional, ganhará confiança de seus clientes adotando uma comunicação integrada.

Para que isso ocorra, é fundamental que o conceito de lead esteja bem estabelecido ao traçar estratégias de Marketing.

Por isso, criamos esse artigo. Vamos nos aprofundar sobre o que é lead e como nutrir este conceito de forma automatizada.

O que é lead?

O lead ganhou força com o crescimento do Inbound Marketing, que traz consigo a perspectiva que a empresa não corra atrás dos clientes e sim os próprios clientes apareçam de forma estratégica. O uso de SEO e Marketing de Conteúdo fizeram com que a marca se destacasse perante as outras.

Lead é um conceito que todos os empresários devem conhecer, pois quando estamos falando dele, queremos nos referir sobre o interesse de alguém em seus produtos, ou seja, concluir vendas!

O lead é quando o seu cliente cede suas informações para a empresa, deixando registrado seu contato no banco de dados para poder manter uma relação mais próxima com o cliente, seja por e-mail ou WhatsApp.

Em outras palavras, Lead é mais conhecido como um potencial consumidor que por acaso se interessou em seus produtos.

Essas informações podem ser fornecidas através, de:

  • Formulário;
  • Solicitações de atendimento;
  • Assinatura de newsletter;
  • Solicitação de orçamento;
  • Experimentou algum produto;
  • Baixou algum material do site.

Tudo pode ficar salvo em seu banco de dados para ter acesso a envios de atualizações de produtos ou notícias de sua empresa, fazendo parte do funil de marketing e vendas.

Muitas empresas julgam o lead como desnecessário, por não entender a sua importância, é então que os empresários acabam errando! O uso deste conceito vem ganhando força no setor de vendas cada vez mais.

Para que o lead se transformem em clientes fiéis, utilize estratégias de marketing, através de social media, nutrição de leads e uma agência especializada em engajamento de vendas online.

Aposte na produção de conteúdos em seu site, muitas Keywords (palavras-chave) podem chamar a atenção de seus potenciais clientes. Pense fora da caixa e use o tempo de seu time de vendas ao seu favor!

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Diferença entre lead, visitantes, prospects e contatos

Para facilitar ainda mais o seu entendimento é fundamental conhecer o que não é lead para não se confundir com o Inbound Marketing.

Visitantes

Os visitantes, como o próprio nome sugere, são pessoas que chegaram em seu site a partir de algum canal midiático e não diretamente, ou seja, elas conheceram a sua marca por outro local e decidiram visitar. Nesse setor a diversas pessoas:

  • Jornalistas;
  • Concorrentes;
  • Possíveis compradores;
  • Estudantes;
  • Curiosos.

Prospects

Os prospects são filtrados pela equipe de marketing, eles vão utilizar de suas abordagens de persuasão para vender os seus produtos. Para ser um prospects precisa:

  • Perfil alinhado com a da empresa;
  • Poder de compra.

Contatos

Por outro lado, os contatos podem ser qualquer pessoa que está no alcance da empresa, independe se demonstrou interesse ou não. Basta a empresa possuir seu telefone ou e-mail.

Como gerar leads?

O Marketing Digital oferece diversas ferramentas para que o lead seja gerado de forma interessante para seus usuários, assim permitindo que os contatos, visitantes e prospects sejam convertidos em leads.

Para isso, é essencial saber escolher quais elementos irão te ajudar a gerá-los:

Landing Page

Landing Page é uma página focada na conversão de lead, ou seja, ela possui todos os elementos que geram um lead. Elas são um item chave para a estratégia de Marketing.

Formulário

O formulário é usado para colher os dados do lead. É fundamental que não seja muito extenso, fazendo com que desista no meio do percurso, as informações necessárias são:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço.

Oferta

A oferta funciona como uma moeda de troca, você encaminha os seus dados e te enviamos ofertas relevantes, que motive a finalizar a compra.

CTA

A sigla é conhecida como chamada para ação, feita para indicar ao cliente ou leitor de maneira objetiva o que se deve fazer, exemplo:

  • “Cadastre o seu e-mail”;
  • “Entre em contato”;
  • “Assine nossa newsletter”.

Communication Connection Message Networking

Essa é uma pergunta que muitos empresários fazem, e é uma resposta simples: comprometa-se a dar toda a atenção durante o processo.

É essencial que o cliente não se sinta sozinho, mesmo que a compra seja realizada virtualmente é interessante acompanhá-lo em sua decisão.

Durante todo o processo de compra pode surgir dúvidas:

  • Desistência;
  • Esquecer de finalizar a compra;
  • Aceitar outra oferta.

O objetivo de nutrir o seu lead é nunca deixá-lo na mão. Você como marca, deve ofertar conteúdos que tragam valor ao cliente, não permita que ele desista no meio do caminho.

Nutrir também é lembrá-lo da importância de fechar com a marca, enviar e-mails como forma de retomar o contato e atribuir mais engajamento.

Fazer com que o cliente se sinta importante significa ganhar sua confiança. Demonstrar preocupação em resolver seus problemas. Foque em chamar a atenção por meio de conteúdos, como:

Estes conteúdos servem como combustível para nutrir os leads. No Marketing Digital, dar apoio por meio de informações educativas, acrescentam no crescimento e desenvolvimento do fluxo de leads.

Para que você tenha sucesso em sua jornada não basta deixar que a estrutura se estabeleça sozinha, é necessário criar:

  • Objetivos;
  • Definir fluxo de pessoas;
  • Fazer ações que demonstre interesse dos leads;
  • Produzir conteúdos tanto para o blog quanto para os e-mails;
  • Analisar os resultados.

Venha para a Multlinks

Identificar como gerar e nutrir os leads exige tempo e investimento. Nós da Multlinks podemos trazer a facilidade e a despreocupação em seu desejo de expandir.

Você não precisa passar por esse processo sozinho, quer melhorar os resultados da sua marca? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Sabemos os segredos para alavancar os seus números!

Tá esperando o quê? Não perca tempo e vamos juntos turbinar o seu negócio!

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